Desmontando a Árvore de Natal

janeiro 04, 2016

ORGANIZAÇÃO

Amanhã é dia de Reis, segundo a igreja católica é o dia em que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – chegaram até onde o menino Jesus nasceu para levar presentes: mirra, incenso e ouro, que representam imortalidade, divindade e realeza. 


Em alguns países da Europa é um dia tão ou mais importante do que o Natal, é dia, inclusive, da troca de presentes. Em alguns locais o presépio só fica completo no dia 06 mesmo, quando da suposta chegada dos três reis, o dia em que eles também passam a fazer parte da montagem. 


Em Portugal, a comemoração acontece com o famoso Bolo de Reis e outros docinhos gostosos. Em outros países, crianças deixam sapatos cheios de capim na janela, esperando que no dia seguinte estejam cheios de doces e na Itália, acontece uma festa que traz uma bruxinha boa como personagem – Buona Befana.


Por aqui, salvo em algumas regiões onde a comemoração é um tanto mais animada devido à influência de países europeus, como os Reisados e Folia de Reis, no geral, apenas nos preocupamos em desmontar a árvore. Somos mais americanizados... hum..

Bom, já que amanhã é o dia oficial e intransferível para desmontar nossa linda e amada árvore de Natal, hoje é dia de dicas para organizar a bagunça e guardar tudo bem direitinho. Nada melhor que poder usar tudo ano que vem, sem “prejú” e, ainda por cima, não ter um pingo de trabalho para achar tuuuudo novamente!
As dicas:


01- Antes de desmontar tudo, deixe por perto todas as embalagens que você já havia utilizado anteriormente, avalie se estão em bom estado e se são realmente a melhor opção para proteger os seus lindos enfeites. Se houver necessidade, aproveite caixas de sapato e caixas de presentes que tenham uma boa estrutura; e, claro, não abra mão das originais, se também forem de qualidade, são as melhores opções.


02- Faça o mesmo com o material de decoração, dê uma olhadinha com calma para ver se está tudo em ordem, se todos estão inteiros e em condições de uso no próximo ano. Desapega... só guarde se tiver apego emocional, ao contrário, descarte e deixe espaço para novidades! (coloque na reciclagem devidamente separado...táá!)


03- Se precisar limpar, nada de preguicinha! Tem coisa que se você guardar sujinho, até o ano seguinte pode manchar, peças de pelúcia, por exemplo! Segundo entendidos do mundo da limpeza, uma batidinha para tirar o pó e uma estadia no freezer dentro de um saco plástico resolvem os ácaros; e um bronze no sol antes de voltarem a hibernar é “pá”... coisa resolvida!rs.


04- Vá retirando os enfeites e separando por tipo e cores. Já sabe em qual embalagem vai o quê? Então vá direto ao ponto: dá árvore para a embalagem. Utilize embalagens menores para peças mais delicadas e, se preferir, pode armazená-las dentro de outra maior, de papelão mesmo (resistentes) ou containers – achados nas antigas lojas de 1,99, especializadas em organização ou grandes lojas tipo Leroy Merlin e Tok & Stok.


05- Um cuidado especial para o caso de você ter aquelas peças delicadas, muitas vezes, herança de família. Uma caixa pequena, de boa estrutura e jornal ou papel de seda para embrulhar e calçar. Todo cuidado vale a pena para você rever seu pequeno tesouro no próximo ano em pleno uso.



06- Para agilizar e evitar buscas insanas identifique tuuudoooo! Parece exagero ou bobagem, mas é a coisa mais linda do mundo você olhar para tantas caixas e embalagens e saber exatamente onde está o quê! São Longuinho fica felizinho de férias, sabia??!! Rsrs. Etiqueta sem dó!


07- Se você curte velas na decoração a dica é conhecida, mas é boa, então vale lembrar: rolo de papel toalha é um baita protetor. Mas, se a vela é muito larga, embrulhe em uma folha de papel de seda e depois em jornal, ou direto no jornal se a vela for mais “basicona”. 



08- Quem não tem uma guirlanda em casa? O cuidado é maior ainda, geralmente são peças super delicadas e amassam facilmente. Envolva suavemente com papel de seda e coloque em uma caixa resistente, solitária, não misture com outra coisa, e complete os vãos com jornal. Melhor ela não ter espaço para dançar dentro da caixa, ou vai ficar de roupinha amarrotada!rs


09- As luzinhas de Natal, hoje em dia, estão super em alta. É possível utilizá-las na decoração da casa ou do jardim. Aposto que você já viu algum tronco de árvore lindamente brilhante em um jardim charmoso! Adoroooo. Mas, se você prefere guardá-las, aproveite as embalagens originais ou enrole em papelão, canudo de rolo de alumínio ou plástico filme também dá certo.





10- Para quem ainda tem as bolas de vidro, fininhas e delicadas, uma boa são as caixas de ovos, que andam fazendo sucesso quando o assunto é reaproveitamento e reciclagem. Containers com copos plásticos, organizadores de calcinhas, caixas de sapatos com divisórias de papelão ou envolvidas em papel de seda e jornal.


11- O presépio existe em diversos materiais, dos mais simples, robustos aos mais delicados.  O plástico bolha e jornal são soluções eficientes e claro, mais uma vez, utilize caixas resistentes e bem estruturadas, são elas que vão absorver qualquer eventual impacto.


12- Pensou que eu havia esquecido? Naninana... A árvore, nossa querida protagonista também precisa ser bem cuidada. Desmonte com cuidado e procure embalar as partes juntas. Você pode usar fitas para mantê-la unida e depois embrulhar com uma camada de plástico bolha. Fazer um rolo bem feitinho com TNT também funciona e ainda mantém um certo “respiro”. Se a caixa original ainda existir, é a melhor opção. Se veio nela, vai continuar morando bem aí! Eficiência garantida.


13- Guardar tudo isso é, geralmente, uma questão a parte. Espaço, hoje em dia, não se encontra de sobra. A dica é escolher um local que seja pouco usado ou de difícil acesso, achou estranho? Mas aposto que você vai preferir sofrer subindo em uma escada ou se esgueirando num cantinho, apenas uma vez por ano, ao invés de sofrer todos os dias, certo? Então, deixa as coisas do dia a dia “facim facim” e aproveita os lugares que você pouco usa para o elenco de Natal.


Com tudo guardadinho, armazenado com carinho e cuidado você pode ficar tranquila, deitar a cabeça no travesseiro e relaxar até dia 30 de novembro de 2016!!! Estarão todos os enfeites bem descansados, viçosos e prontos para voltarem a brilhar, graças aos seus cuidados e a sua paciência!

Gostou do post? Ele foi útil para você? Então me ajude na divulgação do ohdecasaa compartilhando com as amigas na redes sociais! É só clicar nos botões de compartilhamento!

Tem dúvidas sobre o tema? Pode deixar sua pergunta nos comentários!Quer dar sugestões e pitacos? Também pode!!!

Beijos, beijos!!



















You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!