Decorando a sua cozinha com 7 estilos para escolher

janeiro 07, 2014

DECORAÇÃO

O estilo no visual é assunto de todos os dias. “Com que roupa eu vou” a frase mais comum no mundo feminino, mas quem disse que estilo é só questão de roupa? Sua casa, como sempre comento, tem que ter o seu perfil, seu estilo. Bobagem quem pensa que a cozinha é café com leite nesse departamento. Apesar de ser um ambiente de trabalho onde se desenvolvem atividades específicas, esteticamente também merece atenção, e hoje vamos falar sobre estilo em cozinhas para deixar sua casa ainda mais charmosa. 

Algumas referências ajudam a trilhar caminhos, como:

01-Clima: frio ou quente podem definir cores e materiais;
02-Localização: praia, campo, montanhas, metrópole, lugarejos. Cada qual com suas características. 
03-Tipo de uso: residencial, férias ou final de semana.
04-Expectativa pessoal.

Sete estilos que você já conhece, mas que nem sempre são lembrados para inspirar seu mundo gastronômico:

01- Cozinha rústica:





Com armários, mesas e cadeiras em madeira natural expõem louças e utensílios como parte do charme pessoal.  No piso, cimento queimado e ladrilho hidráulico, casamento perfeito que personaliza, e fica ainda mais especial se acompanhados de uma parede com tijolos aparentes. Os tijolos antigos, maiores que o normal, são mais bonitos e ecologicamente corretos. 

Para os fãs do ar da fazenda, fogão a lenha é complemento imprescindível e o de pizza, luxo opcional. O colorido fica por conta das cortinas, simpáticas substitutas das portas tradicionais.

02- Cozinha provençal: 





Super sucesso no Brasil o provençal resgata a vida rural da região de Provence, Sul de França. Por aqui tem fama de romântico, mas na terra natal sua maior identidade é a rusticidade. 

Versão econômica dos móveis franceses (séculos XVI e XVII) vestia as casas menos endinheiradas com madeiras pouco nobres e acabamentos adaptados para disfarçar a simplicidade do material. Pintados com uma mistura denominada gessocré (cola e gesso) os móveis forneciam ares nobres a casas simples. 

Com o tempo, o desgaste da pintura dava às peças um quê de envelhecido.  O estilo nasceu assim, mas também carrega outras características como a presença da cor lavanda (original dos campos de flores do mesmo nome que encantam e perfumam a região) além de outras cores em tons suaves de rosa, verde e azul que surgem tanto nos móveis quanto nos tecidos. O floral está sempre presente, assim como o Toile de joy, estampa monocromática em fundo claro que retrata cenas do campo.


03- Cozinha moderna:





O estilo moderno está ligado ao movimento de mesmo nome que ocorreu entre 1925/1950, com forte representação na arquitetura e mobiliário. No mundo da decoração, dos dias de hoje, caracteriza-se como algo novo, atual, mas que ainda conversa com seu passado. 

Linhas retas em composição com materiais como vidro, metais, acrílico, plástico em forma de produtos de alta tecnologia.  As cores neutras como branco, preto e cinza apresentam-se acompanhadas de forma pontual de cores mais fortes e vibrantes, muitas vezes primárias. Peças de design fazem parte desse contexto que prima pelo pouco, mas de qualidade.

Sem muitos adornos e detalhes é um estilo constante em cozinhas práticas, onde forma e função estão amarradas e bem casadas e a organização aparece como resultado do projeto. Nada fica exposto, tudo tem seu lugar.

04- Cozinha contemporânea:





Linhas retas horizontalizadas e composições volumétricas, são marcantes tanto quanto marcantes são os materiais como inox e vidro. 

A tecnologia está presente em toda a cadeia de produção, até o produto final. Aberturas de portas e gavetas, eletrodomésticos inteligentes e acabamentos de ponta. É um estilo em constante mutação. 

O estilo contemporâneo é definido pelo que está em uso hoje, atual e novo. Portanto, acredito que estamos em transição, já que materiais voltados à sustentabilidade estão ganhando cada vez mais status.

05- Cozinha lúdica e/ou colorida:






Quem disse que cozinha não pode ser divertida? Bom humor é receita para a vida, melhor ainda se fizer parte do seu dia a dia. 

Explorar cores vibrantes sem medo é pra quem tem estilo próprio e personalizá-la com objetos de design e toy art  é pura criatividade. Nada de mesmice ou tradicional, o lúdico tem que surpreender.

06- Cozinha na praia: 





Descontraída, geralmente apresenta uso de materiais naturais como as fibras e as madeiras, mas também pode ser colorida e descolada. O segredo é ser prática! 

Cuidado com o fechamento dos armários, a umidade do litoral é sempre um item importante a ser levado em consideração. Portas com respiração ajudam a manter aquele cheirinho característico bem longe!! Pisos e revestimentos sempre de fácil manutenção... A vida precisa ser simplificada!

07- High Tech. 





O termo High-Tech é a abreviatura de high technology que significa, do inglês, alta tecnologia e surgiu em meados dos anos 70. Na decoração, caracteriza-se por uma estética futurista, com muita luz (hoje utiliza-se o led), cor branca, superfícies lisas e muitas vezes reflexivas como espelhos, vidros e metais. Linhas retas e limpas, ambientes espaçosos, grandes aberturas e a utilização de tecnologia de ponta.

Hoje optei por uma pincelada rápida em alguns estilos interessantes que podem inspirar a renovação da sua cozinha e até da sua casa. Cada um deles pode ser esmiuçado com mais calma, mas como são assuntos constantes no mundo da decoração, não faltará oportunidade para revisitá-los.

E você, tem alguma preferência quanto ao estilo para sua cozinha? Conte-me nos comentários!

Beijos, beijos!!!!

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!