13 Dicas para uma lavanderia top

julho 29, 2015

DECORAÇÃO

Eu sei que a cozinha tem sido o carro chefe de muitas postagens, mas isso não significa que abandonei o resto da turma. Hoje vamos falar da lavanderia, ambiente necessário para nosso bem estar e higiene, porém vamos admitir, não é exatamente o lugar mais divertido do mundo. 


Assim como a cozinha, a lavanderia precisa de soluções práticas e específicas e que devem ir ao encontro ao seu jeito de usá-la. Sabemos que a fama em lidar com o serviço sujo e pesado é eterno e desanimador, mas um projeto bem pensado, agradável e funcional pode limpar a barra desse mal visto ambiente, que no fundo, só quer mesmo fazer bem a sua parte.

Ao contrário das construções antigas, os espaços reservados para esta atividade nas moradias de hoje já não oferecem áreas com sobras de medidas e, portanto, necessitam de mais suor e criatividade para adaptar um pequeno espaço a todas as exigências do morador.

Então, vamos às dicas do dia:


01- A lavanderia deve ser iluminada, clara, organizada e limpa.


02- As atividades principais como lavar, secar e passar roupas deve ter seu espaço garantido, ou seja: tanque, máquina de lavar roupas, varal e a eterna tabua de passar. Se quiser optar pela máquina de secar, não dispense o varal. A máquina de secar é boa amiga em época de chuva e frio, mas gasta uma bela porcentagem no consumo de energia elétrica.


03 - Tanque:

O tanque pode ser embutido, com coluna ou suspenso. De inox, louça ou PVC. O que é bonito de se ver pode não ser exatamente o que você precisa, mas o bonito também pode ser útil. Novamente... avalie suas necessidades!

Na hora de escolher o tanque, pense no seu ritmo de vida e no espaço disponível. O de cerca de 45cm de largura pode ser uma boa para um rapaz solteiro que não sabe bem para que isso serve. Um tanque duplo é legal para quem tem espaço de sobra e família grande. Mas, de forma geral, o de cerca de 60cm resolve bem e se encaixa em quase todos as lavanderias. De inox ou louça, embutido ou com coluna, é questão de bolso e estilo, o essencial é ser útil para você.


04- Máquina de lavar roupas:

Hoje existem diversos modelos e marcas para você escolher. As comuns podem ter ou não hélice central, ter abertura superior ou escotilha frontal, iluminação interna, filtro para pelos e fiapos, vários níveis de programa e variar quanto ao peso que suportam. Produtos  ecologicamente corretos oferecem menos consumo de água, energia e melhor desempenho.

Ainda existem modelos como a lava-seca que reúne dois usos em peça única, mas atenção, ajuda pelo fato de não precisar de duas máquinas mas, ela é naturalmente maior que a comum, por isso, trena nas mãos!

Para ajudar a escolher qual a capacidade de peso ideal da máquina que você precisa, segue a tabelinha abaixo que encontrei pesquisando por aí. Nas idas e vindas virtuais achei esse blog muito legal, só sobre máquinas de lavar roupas. Vale a pena conhecer.

 Para famílias de até 4 pessoas uma lavadora de até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 9 kg*
- Casal / 11 kg* ou 12 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.
*Lavadoras top load (abertura superior)

By blog: Roupa Suja se Lava em Casa (http://lavadorasderoupas.blogspot.com.br/)
Do Fernando Ricci

Independente do modelo, esteja sempre atenta(o) a Classificação de Eficiência Energética.


05- Varal:

Em apartamento ou casa é sempre o tendão de Aquiles . Ninguém quer a visita ou o vizinho espiando o que você acabou de lavar. Por isso, não se atenha ao modelo básico encontrado em grandes magazines de construção (nada contra o básico), mas investigue também possibilidades oferecidas por empresas especializadas que desenvolvem soluções sob medida de acordo com suas necessidades e o local onde você quer esconder o dito cujo.


06- Tábua de Passar Roupas:

Tem gente que gosta de passar todas as roupas em cima da mesa, um tampo de granito com recorte facilita passar peças maiores como os lençóis e toalhas e tira a bagunça da mesa de jantar. 

A tábua dobrável e retrátil é ideal para calças e camisas e fica escondidinha, camuflada de gaveta.

E ainda tem gente que prefere a velha conhecida tábua desmontável. Nesse caso, planeje um cantinho só dela dentro do armário ou pendurada na lavanderia, mas evite deixá-la encostada por aí, sujeita a passeios forçados pela casa, inclusive correndo o risco de cair no pé de alguém.


07- Além de eletrodomésticos e tanque, a lavanderia também pode dispor de um lugar para o cachorro, os hobbies preferidos (se você dispõe de espaço) ou um canto para material reciclável, uma atitude ecologicamente correta que vai fazer bem pra você e para o nosso planeta! 


08- Fazer uma lista dos itens que você precisa armazenar é um bom começo para definir o projeto de marcenaria: produtos de limpeza, aspirador, vassouras, rodos, baldes, escada, as coisinhas do seu bicho de estimação, roupas para lavar, roupas lavadas em espera e roupas passadas. Assim, cada coisa fica em seu lugar.


09- Marcenaria:

Nos armários, é sempre interessante ter espaços com suportes para guardar rodos, vassouras e as prateleiras para material de limpeza. Um cabideiro instalado acima da bancada permite pendurar camisas logo depois de passadas. 

Aproveitar o espaço disponível é fundamental!!!

Os cestos aramados para roupas sujas ou a espera de serem passadas: com abertura basculante ou sobre corrediças, mantêm o ambiente organizado.


10- Se você curte a lavanderia numa linguagem mais descontraída, armazenar os produtos de limpeza em peças aramadas de parede ou usar aquelas estilo prateleira, deixa tudo organizado e os produtos arejados.


11- Geralmente, mas não obrigatoriamente, as bancadas e os armários da lavanderia seguem o mesmo tipo de acabamento da cozinha: armários revestidos com laminado melamínico e bancadas de granito ou material sintético.


12- Nas paredes: cerâmica, laminado melamínico, pastilhas, granito fazem bonito e são práticos. O mesmo conceito vale para o piso.

13- Torneiras, misturadores, acabamento para registros, são os metais necessários neste ambiente. As linhas cromadas são as mais recomendadas, pois possuem mais resistência à gordura e produtos abrasivos.

Organização e operacionalidade são uma constante nas áreas de serviço mais modernas. Planejadas para facilitar o dia-a-dia, os projetos não deixam de lado sua beleza. Inspire-se e torne o trabalho pesado menos sofrido com um ambiente agradável pra você.

E você pensa que acabou?...




Claro que eu não poderia encerrar este post  sem dar uma passadinha pelo mundo do design!!! Nada mais apropriado que o danado do prendedor de roupas tão necessário e imprescindível. 

De cara nova, o prendedor multiuso de Taciana Abreu e Marcela Albuquerque.  


Do escritório Ziskemdesign, outra leitura superinteressante do básico prendedor. Com cara modernosa émegablaster original não acha?


E para finalizar, da Yankodesign, prendedores diferentes e coloridos, um toque extra para 

Por hoje é isso! Comentários, pedidos sobre conteúdo e dúvidas, poste nos comentários vamos construir juntos nossa casaa!!!

Beijos, beijos







You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!