Vintage x Retrô

março 22, 2020


Aposto que você já ouviu o termo vintage durante alguma conversa ou assistindo a um programa de TV sobre moda ou decoração. E retrô então? Palavrinha fáááácil!!!



Na verdade, o termo vintage não nasceu de nenhum desses dois mundos, pois é, surpresaaaa! Vintage é uma palavra de origem inglesa que significa algo do tipo “idade do vinho” ou “idade da safra” que, para os entendidos, representa o melhor do melhor do universo vinícola, ou seja, vinhos valiosos, cheios de nuances de sabor, aroma, notas e glamour. Assim, vintage, no planeta da moda e da decoração, virou sinônimo de: o melhor de sua época, algo que fez tanto sucesso que se transformou em um clássico e perpetuou-se através dos tempos. 




E aí é que a porca torce o rabo e a vaca dá aquela tossidinha bááásica... Ninguém entra em um acordo definitivo sobre os quesitos que definem um móvel como vintage ou não. 

Uma turma elegeu os móveis das décadas de 20 á 60, basicamente o melhor do século XX. Outras peoples preferem manter apenas os representantes das décadas de 40, 50 e 60




Tem também os que incluem na lista vintage os móveis antigos com apelo emocional, como peças de família, e também as antigas garimpadas em brechós - já restauradas ou não. 

E ainda, pra completar, tem os que entendem como peça vintage, apenas as que não foram tocadas, não sofreram nenhuma intervenção ou reforma.  Pensou que seria facim, facim entender desse babado?








Como não é da minha alçada decidir este impasse filosófico, prefiro simplificar. Que tal optar por uma, ou abraçar todas? Rsrsrs. Eu prefiro a última, facilita a vida, não deixa ninguém de fora e descomplica. 

Mesmo porque, ainda temos um outro termo que costuma confundir ainda mais esse papo de passado x presente, que é o termo retrô. 

Arrãm....Mas retrô e vintage não é a mesma coisa? É não amore, esses dois não são gêmeos naum. Dá pra dizer que o vintage nasceu primeiro, já que faz referência ás peças originais, peças de valor cultural ou emocional, reformadas ou não – fica a seu critério, mas que marcaram época de alguma forma, seja para você ou para o mundo.

Já retrô, é um termo francês, nascido na década de 60 e que vem da abreviação de retrógrado. De forma simplificada, é a releitura de uma peça vintage ou das características de uma época. E só nasceu porque algo marcou tanto uma época que alguém resolveu usar como inspiração para criar uma outra coisa, parecida, que lembra, que faz referência, mas não é uma cópia. 
Viu, até que não é tão complicado!!!





Eeeentão, se você tem uma peça da sua avó e quer dar um tapa no visual para usar na decoração do seu lar doce lar, para deixá-lo com mais personalidade, você pode chamá-la de vintage, desde que suas carcterísticas se mantenham originais. Mas, se você foi até uma loja, se apaixonou por um móvel novo com pés palito, por exemplo, e o levou para casa parabéns, vossa pessoa acabou de comprar um móvel retrô.

Para ilustrar toda essa confusão de termos e conceitos, que tal uma coleção de imagens? Adorooooo!!!!











Beijos!!!! Beijo!!!!

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!