Marcenaria ou Modulado?

abril 27, 2016

DECORAÇÃO

Viver é fazer escolhas com as quais temos que conviver. Deixar a casa do jeitinho que você sempre quis envolve uma coleção enorme de “isso ou aquilo” que beira uma corrida ao terapeuta. 




Entre “coifas ou depuradores”, “forno a gás ou elétrico” e outros tantos dilemas, chegamos a este: 

Com quem fazer os armários?

Desenvolver um projeto de armários requer a apreensão de diversas informações técnicas e estéticas para que o resultado final seja harmonioso, prático e do tamanho certo do seu investimento.




Marcenaria ou Modulado, uma dúvida cruel e difícil de solucionar quando não se sabe bem quem é quem nessa briga pela fama. Hoje vou tentar ajuda-la (o) a entender melhor o assunto para que sua escolha seja consciente.



Marcenaria:

Considerando a crescente falta de espaço das casas e apartamentos de hoje, uma das maiores vantagens da marcenaria é poder desenvolver todo o projeto sob medida, aproveitando cada cantinho e espaço disponível. A gama de acabamentos também é maior e os projetos são totalmente personalizados.

A desvantagem é que uma boa marcenaria sempre é muito concorrida e o prazo de entrega pode variar de 30 a 90 dias, dependendo do montante a ser produzido.

São maiores as possibilidades de acabamentos , sendo possível trabalhar com laminado melaminico ou laminado decorativo de alta pressão (logo mais falaremos sobre isso), e tipos de materiais diferentes para cada uso ou situação.




Modulado:

Como o nome mesmo indica, são módulos pré-definidos mantidos pelo fabricante e que são utilizados de forma a preencher as necessidades e dimensões do espaço sem que possam sofrer alterações o que, muitas vezes, limita o aproveitamento das áreas disponíveis. Cada linha possui sua própria variação de cores, dimensões e acessórios.

A vantagem é o prazo de entrega que pode variar de 15 a 30 dias.




Ambas possuem vantagens e desvantagens, porém o mais importante é a qualidade e a confiança. Afinal, os móveis, principalmente os planejados,  consomem grande parte do orçamento da decoração de uma casa.

Cuidado na hora de comparar preços, não existe milagre! Valor baixo demais descompensa alguma coisa que pode ser: mão de obra ruim, portanto barata; material de pouca qualidade e outras coisinhas.

Conhecer o histórico da empresa é saber em que terreno você está pisando. Uma boa dica é saber se a montagem é feita por funcionários de confiança ou por uma terceirizada recém-contratada. O acabamento é 70% do produto, montagem mal feita e acabamento ruim é decepção na certa.

Outra dica é conversar com quem já contratou esse tipo de serviço. Lembre-se, a principal pergunta não é: Deu problema? E sim: Os problemas foram prontamente resolvidos? E também: Qual a política de pós venda?

Explicando melhor. Problema pode acontecer mesmo, como costumo dizer, todo o mundo erra. O importante é a disponibilidade em solucionar a questão, ao invés de enrolar o cliente até ele surtar. E a política do pós-venda é o atendimento que a empresa oferece para depois da entrega, quando você começar a utilizar o produto pode sentir necessidade de alguns ajustes. 

O esquema: produto vendido x cliente deixado de lado, não cabe mais no mercado concorrido de hoje.



Custos gerais:

A grande variedade de acessórios é capaz de empolgar qualquer um e assustar na hora do orçamento. Por isso, algumas dicas sobre custo do projeto pode ser muito útil.




01- Quanto mais gavetas mais caro, pois aumenta também a quantidade de ferragens e puxadores. Dois itens dispendiosos; 




02-  As portas de vidro e perfis de alumínio também encarecem, pois são mais dispendiosas do que as de MDF. Use-as apenas se quiser dar leveza ao espaço e em poucas portas;




03- Porta com espelho possui uma estrutura diferente e também engorda o orçamento final. Não tem parede para ter aquele espelho caprichado de corpo inteiro? Opte por uma única porta com espelho no armário e as demais em acabamento laminado decorativo;



04- Uma boa opção para diminuir o custo é abrir mão dos gavetões em favor de prateleiras com portas; 


05 - Aumentar as prateleiras abertas e nichos pode ser uma medida meio drástica para economizar, mas se o orçamento está apertado, porque não assumir um estilo despojado e descontraído? Mas, lembre-se de deixar tudo sempre arrumadinho!



06 - Os aramados e acessórios também engordam o orçamento. Use-os com parcimônia, optando pelos que realmente farão diferença no seu dia a dia;



07- O acabamento branco é o mais em conta, se quiser dar um toque a mais, use o madeirado apenas nos detalhes. O branco nas caixas, e as portas naquele acabamento que você sempre sonhou pode ser uma boa saída;




08-  Hoje a tendência é não utilizar os armários da cozinha até o teto, ou ao menos não por completo. Como é muito difícil a laje ou gesso estarem 100% retinhos, o acabamento desse encontro fica também comprometido e por isso, as próprias empresas preferem manter os armários longe. Então, você aproveita a moda e economiza, pois essa “gola” que finaliza o fechamento entre laje e armário é trabalhosa e, portanto cara; 




09- Utilize portas de correr nos dormitórios apenas se forem necessárias, os trilhos por onde elas correm são mais caros que as dobradiças das portas comuns. As portas comuns são 100% eficientes!



10- Dica importante: armário para banheiro é o mais chatinho de construir e instalar, por isso, proporcionalmente costuma ser muito mais caro que o restante. Para você não desabar com um orçamento absurdo, nunca faça apenas banheiro. Se a intenção é executar os ambientes por partes, escolha fechar o negócio em pacotes. Junte os banheiros com mais dois ambientes maiores pelo menos. Barato eles não sairão, mas não custa fazer o que é possível para melhorar! 

E você? Conte sobre as escolhes que você fez para enxugar o orçamento dos armários da sua casa!

Gostou do post? Ele foi útil para você? Então, me ajude na divulgação do ohdecasaa compartilhando com os amigos nas redes sociais!  

Tem dúvidas sobre o tema? Pode deixar sua pergunta nos comentários! Quer dar sugestões e pitacos? Também pode!!!

Beijos, beijos!!

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!