Como Instalar a coifa

abril 27, 2015

DIÁRIO DE OBRA

A postagem de maior sucesso da primeira versão do blog “Ôh de Casa!” está de volta. De roupa nova, cheia de acessórios e mais experiente do que nunca. Campeã de perguntas e dúvidas chega pomposa e mais completa.  Você leitor(a) é a grande inspiração. Muitas perguntas se repetiram e foram a indicação do que faltava.  Nas duas postagens anteriores sobre o assunto, falamos de “Coifa ou Depurador”“Coifa trabalhando como Depurador”, a última baseada diretamente em uma pergunta do(a) leitor(a).


Hoje, vamos a mais um assunto sobre o tema. 25 perguntas campeãs de audiência com respostas caprichadas para você.

01- Por onde começar?
Antes de definir o tamanho da coifa, decida sobre o fogão: fogão de piso, de mesa, cooktop, quatro, cinco ou seis bocas. A coifa precisa estar de acordo com essa relação de medidas. Fogão escolhido diminui o leque de opções de coifa e facilita na hora da decisão final. 

02- Qual a ordem das coisas?
Decida sobre os eletrodomésticos antes de dar início ao projeto de marcenaria. Se você não se preocupar com isso no momento certo, corre o risco de comprar uma coifa que pode não encaixar no espaço previsto. Não adianta pensar em cortar, desmontar ou fazer gambiarra, você só vai conseguir estragar o produto. Comprou errado? Vende ou troca. Remendar nunca dá bom resultado. 
Faça contato com a marcenaria ou a loja de modulados antes da etapa de pontos de hidráulica e elétrica da obra. As empresas costumam fornecer as informações sobre os pontos após o fechamento do contrato. Faça um acordo, pague uma porcentagem para garantir essas informações e no momento da execução, acerte o restante.

03- Qual a distância ideal entre coifa e fogão?


A distância ideal entre fogão e coifa fica entre 70cm e 80cm. Mesmo que você seja mais alto(a), existe um limite (de distância) para que a coifa seja eficiente, por isso, é importante manter certo padrão.. Se sua preocupação é bater a cabeça, não se preocupe, a coifa não é tão profunda quanto a pia e será instalada na parede ao fundo.

04- Qual a altura ideal da tomada?
O ponto de energia deve ficar no centro da coifa, a cerca de 2,20m do piso ou vir pelo forro, por dentro do duto. Se sua cozinha já tem o ponto de tomada e não é onde deveria, é possível instalar um painel de laminado melamínico  ou de inox para alterar esse ponto, sem quebrar a parede. Se não for possível, deixe como está e não faça nenhuma adaptação, não se brinca com energia elétrica.

05- Onde prendo minha coifa de parede?


A coifa comum é instalada diretamente na parede, como na imagem acima e não dever ser adaptada como coifa de ilha, ela não foi construída para isso.

06- Onde prendo minha coifa de ilha?


A coifa de ilha deve ser instalada na laje ou na estrutura do telhado, nunca deve ser presa no forro de gesso, PVC ou madeira, pois não suportam o peso da peça. Comprou a coifa com o gesso pronto? Respira fundo, protege tudo e relaxa, é preciso abrir o gesso para chegar até a laje. Se o forro for de PVC, será necessário desmontá-lo. 

07- Coifa de parede pode ser adaptada à ilha?
A coifa de ilha é própria por dois motivos, tem acabamento de todos os lados e é para ser instalada na laje. A coifa de parede só tem acabamento de uma lado e é própria para ser instalada na parede. Assim, somando 1+1, remendo só vai queimar a sua cozinha e estragar o produto.

08- Minha coifa de ilha ficou bem debaixo de uma viga, o que faço?
Vigas e pilares são a estrutura de sustentação da casa e isso inclui o peso do telhado. Não se deve alterar a condição desses componentes sem a opinião de um profissional da área: engenheiro ou arquiteto. Se não há possibilidade de mudar a posição da coifa, você pode estudar com um serralheiro a possibilidade de criar uma estrutura que prenda a coifa na laje, deixando a viga livre, mas não faça nada sozinho(a).

09- O duto da minha coifa está na mesma altura que a viga que sustenta a parede externa da cozinha, o que faço?
Se não tem janela nessa direção, você pode utilizar um rebaixo de gesso demarcando a bancada ou a ilha e passar o duto por aí, fazendo o furo logo abaixo da viga, desde que a altura total do piso ao gesso fique com até 2,50m, que é o mínimo para o pé direito.

09- É perigoso passar o duto entre a laje e o forro de madeira?
Não acredito que a temperatura da fumaça que entra pela coifa e passa pelo duto possa ser tão alta que ofereça risco ao forro, mas se você não se sentir seguro (a), use isopor como isolante térmico entre a madeira e o duto. Ele ajuda na proteção térmica e não é inflamável.

10- Meu fogão é de canto, como resolvo a coifa?
Coifa de canto não é um modelo encontrado com facilidade no mercado. Em pesquisa, achei uma ou outra empresa que pode produzi-la sob encomenda, mas tudo que foge do comum tem valor agregado mais alto. Se seu sonho de consumo é um fogão no canto da cozinha, prepare-se para investir mais do que esperava, se quiser ter uma solução legal. 

Ou assuma que coifa não é uma opção. É melhor do que comprar uma coifa comum e tentar instalar no canto, ela não tem estrutura para isso e vai ficar com cara de remendo. Se você quiser gastar mais do que o necessário, pode usar a coifa de ilha, mas fique ciente de que seu investimento vai como que, morrer na praia, pois o lado que tem acabamento e pelo qual você está pagando mais, ficará de castigo olhando para a parede.


11- Um duto muito longo prejudica a eficiência da vazão?
Quanto menor o caminho a ser percorrido pelo duto, melhor a eficiência da vazão.  Por isso, avalie o local para seu fogão pensando na proximidade de uma parede externa ou na saída pela laje, fique atento (a) ao que existe no andar de cima e se for apartamento, se há alguma regra em relação à fachada.

12- Qual o melhor ângulo para o duto: 90º. ou reto?
O duto é flexível, portanto não é problema estar em ângulo. O que pode causar menos eficiência é o comprimento do duto. Quanto mais longo, menos eficiente.


13- Tem problema furar a laje depois de pronta?
Desde que não atinja algo estrutural, não tem problema furar a laje para passar o duto. Mas, será muito melhor prever essa passagem antes de construir. A laje pré-moldada, por exemplo, possui vigotas intercaladas com tijolos, o ideal é respeitar toda estrutura presente na construção.

14- Como fica o acabamento do telhado com a saída do duto?
Esse acabamento pode ser feito por um Calheiro e é o mesmo conceito para telha cerâmica ou outro material. 



15- É possível duto de gás e coifa juntos?
Gás é inflamável, não é seguro misturar as coisas.

16- Como saber se a coifa que gostei dá conta da área da minha cozinha?
Vazão é o volume de vapores e gases retirados do ambiente, medido em m3/h e pode ser calculada, conforme NBR 14518 através de duas fórmulas, adotando-se o resultado de maior valor.

Uma delas:
Obs.: Oito significa o número de renovações de ar do ambiente por hora.
O resultado da conta pode ser conferido no manual de instruções ou informações técnicas disponíveis em sites de vendas de coifa ou no próprio produto. Assim dá para saber se a coifa que você quer, dá conta do recado.



Na dúvida, dê preferência para a compra da coifa em loja boutique, o atendimento personalizado garante certas informações de apoio que lojas de departamento não oferecem.

17- Qual a dimensão ideal do duto?
A tubulação da coifa precisa ser bem dimensionada para que a exaustão seja eficiente e com o menor nível de ruído. Você pode usar o cálculo acima para verificar o quadro abaixo:


Se calcular a dimensão é missão complicada, é possível utilizar uma referência geral, que pode não ser a solução perfeita para uma cozinha grande, mas para a maioria das cozinhas atuais resolve:

Duto com 13cm de diâmetro.
Furo na parede com 14cm de diâmetro.

18- Posso cortar uma parte do duto que veio na coifa?
Se você tiver quem faça o serviço bem feito e o resultado não alterar nenhuma característica vital para o uso, pode sim.

19- Moro em apartamento, posso furar a parede externa para passar o duto?
Em apartamentos, não se esqueça de verificar as normas do condomínio sobre a interferência da abertura para o duto na fachada e a necessidade de padronização da mesma, se permitida. Se não houver problema com o condomínio, é possível sim.

20- Não tenho saída externa para a coifa, posso utilizar como saída o vão entre o gesso e a laje? 
Todo o ar sugado pela coifa precisa sair para algum lugar. Transformar o vão entre o gesso e a laje em depósito fechado desse ar é contagem regressiva para ter problemas. É como encher uma caixa indefinidamente sem nunca ser esvaziada. Definitivamente não é uma boa ideia. Opte em utilizar a coifa em modo depurador.

21- Quem instala a coifa?
A assistência técnica autorizada de cada fabricante é quem está apta a instalar sua coifa. Por isso, verifique antes da compra se existe esse serviço (do fabricante que você escolheu) 
 disponível na sua cidade.

22- Como limpar a tela?
Com água quente e detergente neutro ou na máquina de lavar louças.

23- Como manter o inox limpo?
Com produtos específicos para este material ou vaselina liquida industrial.

24- Coifa faz muito barulho?
Qualquer aparelho faz um certo barulho: máquina de lavar roupas, máquina de lavar louças, depurador e coifa. O vendedor provavelmente dirá que o produto que vende é super silencioso, mas no final das contas, é mais seguro fazer uma pesquisa paralela. Considerando a quantidade de marcas e modelos disponíveis no mercado, fica difícil indicar uma opção definitiva. O mais seguro é conversar com quem já tem uma ou pesquisar nos sites de reclamação. Essa pesquisa pode ajudar muito, não só para escolher a menos barulhenta, como para ter mais conhecimento sobre a aceitação do produto pelos consumidores. Seus prós e contras.

25- A coifa tem que ter, obrigatoriamente, um exaustor?
Se a coifa não possuir um exaustor, será um depurador. Para que a fumaça e o cheiro seja retirado do ambiente, é necessário ter o processo de exaustão em funcionamento.

É isso leitores(as), valeu a pena entrar madrugada a dentro por essa postagem.

Ufa! Tomara que tenha ajudado você em sua empreitada de obra ou na reforma da sua cozinha! Sei que muitas dúvidas ainda surgirão é só postar nos comentários e prometo, se houver necessidade, faço uma nova postagem para completar esta, ok?!

Beijos, beijos!!!

03- Como instalara a Coifa (você está aqui)





You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!