Qual o tamanho ideal do tapete?

setembro 25, 2015

DECORAÇÃO

Decorar é tarefa trabalhosa, mas não impossível. Pesquisar, escolher, combinar é caminho obrigatório para alcançar o resultado esperado. Já comentei na postagem sobre lavabo que sua casa passa mensagens sobre você, sua família e sobre a forma como as pessoas que frequentam seu cantinho serão recebidas. 


Sempre procurando ideias e informações para inspirar o seu dia, hoje vou falar de tapetes e dar continuidade às inúmeras maneiras de “escrever”, com letras bonitas e textos interessantes, a história da sua casa.

Como definir a medida ideal do tapete? 


01- O primeiro passo é ter as dimensões do ambiente, mais especificamente do espaço destinado ao tapete, ou seja, os móveis já devem estar distribuídos para que você visualize a área disponível.


02- Para o living: 
- Some o centro da sala e os centímetros a mais para cada lado do tapete (detalhes mais a frente) para saber o tamanho exato da peça que você precisa.
- Dimensões mais comuns encontradas em grandes lojas: 2,00 x 1,50m e 2,50 x 2,00m. 
- Cuidado para não invadir a circulação. Fica estranho tropeçar na ponta do tapete ao ir de um ambiente ao outro.


03- Para o jantar:
- As cadeiras não devem enroscar no tapete quando a pessoa movimenta a cadeira para se levantar, pode causar um acidente, mas no mínimo, deixará seu convidado um tanto sem graça. 
- Para evitar esse desconforto geral, o espaço mínimo é de 70cm partindo da borda da mesa. Se houver sobra de espaço, 1m é o pulo do gato. 



04- Para o home theater: 
- Se o móvel da TV está apoiado diretamente no piso, mantenha o tapete com folga de 10 a 15cm dele. Fica interessante essa faixa de piso à mostra, principalmente se o seu piso for bonito, como os de madeira. Mas, se sua sala é muito estreita, encostar ajuda a ampliar o espaço.

06- Algumas lojas permitem que você experimente peças in loco para ter certeza de qual escolher. A colher de chá não vale para modelos sob medida.


Dica: Antes de iniciar as compras passeie por aí e dê uma olhada geral nos itens e móveis que chamam sua atenção; assim, se você se apaixonar por um tapete cheio de personalidade pode iniciar a decoração tendo-o como foco principal. Caso contrário, feche a compra do tapete no final da decoração, quando estiver faltando apenas ele e os objetos decorativos, que são realmente, o último estágio do processo.

Devo usar o tapete preso por baixo do sofá ou solto?


01- O ideal é que o tapete incorpore todas as peças do ambiente: sofás, poltronas, mesas laterais. Fica muito mais bonito e harmonioso. As cadeiras não ficam com “degrau” nos pés de trás e o sofá inteiro em cima do tapete setoriza os espaços e fica charmozérrimo. 


02- Se você quer dar a sensação de aconchego, mas não dá pra adquirir o tapete do tamanho perfeito, considere-o passando por baixo do sofá cerca de 20cm e deixe 30cm de sobra de cada lado. Mas, atenção também para a próxima dica, essa logo aí abaixo.

03- Não use tapetes soltos, podem enganchar nos pés de alguém ao levantar e deixam o espaço meio “mirradinho”.

Por enquanto é isso pessoal e vem muito mais por aí sobre tapetes! Dúvidas, sugestões ou se você quiser trocar figurinha, poste nos comentários. 

Espero que as dicas de hoje tenham sido úteis para você e seu cantinho!

Beijos, beijos!!!







You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!