Festa de Natal organizada

dezembro 09, 2015

ORGANIZAÇÃO

Oi gente! O Natal está chegando, o ano está acabando e a coisa vai ficando tensa! Mil e muitas coisinhas para pensar, fazer, organizar, preparar e, geralmente, nem sabemos por onde começar! Hoje, resolvi montar uma postagem bacanééérrima para ajudar as desesperadas do Natal a passarem por esse período de um jeito mais tranquilinho.


Qual é a primeira coisa em que pensamos quando as festas de final de ano começam a se aproximar? PRE-SEN-TE. E quando se tem família grande então, é assunto que beira ao empréstimo financeiro. Vamos combinar que a situação financeira do país está meio caótica e, mesmo quem não está sofrendo tanto assim, sabe que precisa ter cautela, o dia de amanhã é uma incógnita.

Mas, como estamos falando de festa, vou deixar o assunto “presentes” para depois. Que tal começar pelo começo? E... Começar tudo com antecedência é garantia de organização e tranquilidade.


O primeiro passo : Quem vem?

Então, o primeiro item da nossa lista é??? Uma lista! Isso, isso, uma lista de pessoas! Na verdade, a primeira ação é decidir se a festa de Natal será apenas em família ou com os amigos também. Aqui em casa já fizemos festa com todos juntos e misturados; mas, faz anos, optamos por estarmos apenas em família. Deixamos a big party para a passagem de ano (quando é possível).

Minha família é tamanho pocket, então fica tudo mais fácil. Mas, para quem tem família grande ou optou pela festa de arromba, a organização se torna ainda mais necessária.  



Primeiro de tudo, avalie o espaço que você tem e pense em como servirá a ceia. Quanto mais descontraído seu estilo de receber, mais fácil será adaptar o espaço disponível. Uma sugestão é o serviço à Americana, no qual as pessoas se servem à vontade em uma mesa/Buffet e acomodam-se em cadeiras, sofás, poltronas; o que não é exatamente uma opção super confortável (mesmo com apoios e bandejas de colo), por isso, se você tem espaço para todos à mesa, considere utilizá-la. Se a mesa não comporta todos, dê preferência aos idosos, eles merecem; e para as crianças que tendem a se atrapalhar com o prato sem apoio seguro.


Dica: A quantidade de pessoas está diretamente relacionada ao espaço que você tem para receber. Cuidado! Ninguém vai curtir passar o Natal sentindo-se enlatado. 


Organize com carinho uma mesa para a ceia e outra para os doces. Pratos, talheres e guardanapos em outra, se a mesa utilizada como Buffet for grande o suficiente, você pode dispô-los em uma das extremidades.


Aqui em casa, fazemos a ceia na sala de jantar mesmo e os pratos ficam no Buffet. No período que antecede a ceia, ficamos todos juntos na varanda, papeando e se curtindo (Natal é pra isso né?!). Sabendo disso, disponho, na própria varanda, petiscos e preparo um espaço para as bebidas e para a sobremesa. Porque sei que após a ceia, voltamos para a varanda. Aqui, funciona bem assim. Veja qual o melhor “jeitinho” e o que mais combina com a sua família.



Segundo passo – Você vem?

O passo seguinte é fazer o convite. Hoje em dia, principalmente em situações não formais, enviar o convite via e-mail é possível. Faça um bem caprichado! Envie com, pelo menos, um mês e meio de antecedência e peça confirmação. Ligue para os que não vivem na era digital ou envie uma versão via correio. Dê a todos um prazo para o retorno, quinze dias a partir da data da festa, assim, você pode se organizar melhor. Não esqueça, durante as confirmações, de perguntar se alguém levará acompanhante.


Terceiro Passo – A ceia

Para essa etapa existem algumas opções, como por exemplo, contratar uma empresa que entrega tudo pronto (faça isso com uma semana ou dez dias de antecedência), dividir os gastos entre as famílias, ou definir quem leva o quê. Nesse caso, uma boa é criar uma “comissão” de assuntos gerais...rsrs. Parece bobagem, mas muita gente palpitando nunca dá certo. O que acaba acontecendo mesmo é que as mulheres tomam a frente e decidem tudo. Outra sugestão é montar um grupo no Whatsapp (utilizar a tecnologia a nosso favor é sempre inteligente) e aí fica facim, facim. Cada um leva o que faz de melhor!


O cardápio fica a critério. O tradicional peru, pernil, arroz, salpicão e farofa ainda é o campeão na escolha dos brasileiros, mas já existe o time dos alternativos. Ou porque consideram a versão tradicional pesada demais para o clima do nosso Brasil, ou porque optaram por não consumir carne animal e passaram a cultivar novas possibilidades!! A criatividade é o limite!


De posse da lista de confirmação, já é possível quantificar a comida e a bebida, o que não é tarefa fácil, já que existem muitas variáveis. Além do número maior ou menor de opções de pratos servidos, homens e mulheres consomem quantidades muito diferentes. Assim, saber quantos homens, mulheres e crianças estarão entre os convidados é informação importantíssima. Os adultos consomem entre 400 e 700 gramas durante a ceia, sendo que nós, meninas, preferimos as comidinhas mais leves e os rapazes as carnes.


Para os petiscos pré ceia vale frutas secas, castanhas, (de 100 a 150 gramas por pessoa) patês ou pastinhas, canapés e salgadinhos (de quatro a seis unidades por pessoa), pães, queijos; lembrando que quanto maior a diversidade, mais garantia de que todos vão querer provar um pouquinho de cada coisa, mas podemos considerar quatro tipos de petiscos um bom número para uma turma de até 10 pessoas.


Como entrada, duas opções são o suficiente. A famosa maionese (de 3 a 4 colheres de sopa por pessoa) e uma salada de folhas é bem legal. Ou opções mais requintadas como o carpaccio, vale lembrar que existe carpaccio vegetariano!


Para calcular a carne pense em 200 gramas por pessoa e lembre-se que as carnes congeladas perdem cerca de 30% a 40% do seu peso quando prontas para o consumo. Uma boa saída é servir mais de uma opção. Aumentar a quantidade, se a maioria dos convidados for da ala masculina. Meninos gastam mais energia e, portanto, comem mais... ôh metabolismo invejável!!! rs. Para render e evitar desperdício, as carnes podem ir à mesa já fatiadas, e até facilita para que as pessoas se sirvam.



Para os acompanhamentos tradicionais (de dois a três tipos) como a farofa e o arroz, considerar um quilo de cada para 15 pessoas. Se a intenção é servir um arroz com passas e outros ingredientes, considere servir o branco também, fica mais fácil agradar a todos os paladares.



Para a sobremesa, a variedade é grande: sorvete (6 pessoas por litro), só o bolo (100 gramas por pessoa), bolo e docinhos (60gramas e 3 unidades por pessoa). Outras opções também são bem vindas: pavê, mousses, tortas. Aqui em casa rola um quindão... afff!!! Eu quero!rs.



Para as bebidas: 1 garrafa de espumante ou prosecco (2 pessoas), 1 garrafa de cerveja (por pessoa ou para duas, se houver outras opções de bebida), 1 garrafa de vinho tinto (4 pessoas), 1 litro de refrigerante (3 pessoas), 1 garrafa de whisky (15 pessoas). E não se esqueça de manter água disponível durante toda a festa. Se optar pelas garrafinhas individuais, considere duas por pessoa, mas também é possível servir em jarras, o que diminui e muito o desperdício. Nesse caso, águas saborizadas são bem vindas, agradam ao paladar e aos olhos.



Dica/comidas: acrescente de 10% a 20%, por segurança, ao calcular a comida. Programe-se quanto aos horários. Alguns pratos demoram mais que outros, também há os que precisam ser temperados um dia antes. Leve em consideração que, quanto maior a variedade de comida, menor a quantidade consumida de cada uma, já que a galera vai mesmo é querer experimentar um pouquinho de cada coisa.


Dica/bebidas: marcadores de copos evitam desperdício, assim ninguém perde o copo pela festa. Pesquise também pela internet, você pode aproveitar bons preços e a praticidade de receber em casa.


Dica/louças: considere 2 pratos por pessoa (um para o os pratos quentes e outro para os frios). Quanto maior a quantidade diferente de bebida, maior a quantidade de copos.


Dica/arrumação: considere que todos estão se divertindo e que, se sua festa não é formal e seus convidados são familiares e amigos próximos, você pode sim pedir ajuda em todas as etapas, mesmo que você tenha assumido a ceia sozinha. Principalmente no pós-festa, a colaboração geral será um ótimo presente coletivo e sua casa estará melhor apresentada para o almoço do dia seguinte. 

A tradição é servir a ceia à meia noite, mas não é obrigatório. Aqui em casa seguimos a tradição quando possível. 


Resumão com agenda para quem vai receber sem ajuda:

45 dias antes: enviar convites e fazer contatos.

25 dias antes: agitar a galera que ainda não deu retorno sobre o convite

15 dias antes: fechamento da lista de convidados

10 dias antes: definição do cardápio e lista de compras, aproveite e faça também uma lista de onde encontrar o que precisa para otimizar o seu tempo

09 dias antes: Verifique louças, toalhas, talheres, guardanapos e copos. Se precisar lavar, já tome providências e se perceber que a quantidade não é suficiente, corra e agende a locação!... Vai quê! rs.

No dia 23: 
- Faça o pré preparo de tudo o que for possível: picar ingredientes, lavar verduras (seque bem e guarde em um recipiente fechado na geladeira), cozinhar, marinar.
- Fazer a sobremesa também é uma boa, proteja tudo com tampas ou plástico filme para não ressecar.
- Alguns petiscos também podem ser preparados antecipadamente.

No dia 24: 
- Arrume a mesa e estude o espaço do Buffet para definir aonde vai o quê, o tipo/tamanho das travessas e/ou réchaud. Eu faço isso logo cedo e deixo coberto para proteger.
-Verifique o tempo de preparo das carnes e demais pratos, para saber a hora ideal de ir ao forno. Já tenha em mente a hora da ceia.  

- Dica de mamis: Para não ficar picando alho e cebola já linda e no salto, para fazer o arroz, você apenas pode refogá-lo mais cedo (com o alho e a cebola, para quem gosta assim) e guardar a panela na geladeira. Uns 20 minutos antes de servir, coloque a panela no fogo e use água quente para dar continuidade ao processo. O arroz é servido quentinho e sem muito trabalho. Aqui, preferimos assim a fazer o arroz muito cedo e depois “esquentar”.

- Coloque as bebidas na geladeira, logo cedo também.

- Eu separo os petiscos e deixo tudo organizado em cima da mesa da cozinha.

- Agora!!! Vá se arrumar, criatura!!! E curta muito a noite, a família e os amigos, ou quem estiver com você neste momento! 

Gostou da postagem? Tem alguma dica para dar? Divida com a gente e vamos todos ter um animado, organizado e feliz Natal! 

Quer receber as postagens fresquinhas no seu e-mail? Assine a Newsletter e fique tranquila, não envio spam.

Beijos, beijos!!!






You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!