12 dicas para sua despensa

janeiro 14, 2015

ORGANIZAÇÃO

Eu já havia postado outras 13 dicas para organizar sua despensa. As 12 dicas de agora vêm complementar todas as soluções utilizadas neste ambiente organizado por mim.  Ideias testadas na prática e que podem ajudar muito sua vida na cozinha.



01 – Sabe aquelas coisas de cozinha que você usa uma ou duas vezes por ano, ou é herança de família e você não quer dar fim? Os dois contêineres solucionaram bem a questão.  No de baixo estão armazenados a máquina de cortar nhoque, máquina de moer carne, telha para peixe no forno, forminhas de empada, etc. No contêiner de cima as sobras de aniversários e festinhas: copos de plástico, pratinhos, bandejas para bolo, garfinhos e outros. Para saber o que cada contêiner contém e onde está cada coisa, cole etiquetas na parede frontal da caixa, assim, você não precisa abrir pra procurar o que quer. 

02- Apoiado nos contêineres está um conjunto de assadeiras de alumínio de pouco uso. Se quase não usa, não precisa ficar na cozinha.

03- Na falta de um porta bandejas a solução foi utilizar um escorredor de louças baixo. Além das bandejas, também armazenou as tábuas de madeira.  Arquivadas, fica fácil pegar o que precisa sem fazer barulho ou escorregar.

04- Na área de armazenagem de alimentos reúna os itens que se relacionam e faça fileiras de itens iguais, mantendo os produtos de vencimento próximo, sempre na frente dos demais.

05- Se não houver espaço suficiente, mantenha produtos diferentes em fileiras, mas mantenham-os em ordem de altura, embalagens baixas como de atum ou sardinha, por exemplo, podem ficar na frente de vidros de azeitona, desde que um não esconda o outro.

06- Prateleiras aramadas são muito legais. Existem de várias dimensões para diferentes usos. É uma ótima maneira de aproveitar a altura entre prateleiras.

07- Se você tem louças de plástico para piquenique ou por que tem criança pequena em casa, deixe todas as peças juntas. Plástico pode ser empilhado sem medo de quebrar.

08- Panelas pouco usadas não precisam ocupar espaço no armário da cozinha se você tem uma despensa. Panelas de vidro são pesadas, para não dificultar o manuseio e por segurança, cada qual ficou com sua tampa.

09- Pacotinhos de gelatina, temperos, sopas ficam bem arquivados em recipientes sem tampa.

10- Uma bandeja grande pode organizar as torradas e bolachas fechadas. 

11- Plásticos iguais podem ser empilhados, encaixados um dentro do outro e um pote de sorvete organiza todas as tampas. Separe por tipos e tamanhos. As peças com divisória interna e que são diferentes umas das outras, são melhor armazenadas com tampa e empilhadas. 

12- Separar o lixo orgânico do lixo limpo é atitude consciente. Um contêiner sem tampa pode receber tudo: plásticos, vidros e papeis para depois serem levados para fora. Lembre-se, lixo reciclável é limpo mesmo! Nada de cheirar mal como o orgânico, por isso, deixe as embalagens que precisam ser lavadas dentro da pia. À medida que as louças vão sendo enxaguadas, as embalagens vão sendo pré-limpas, principalmente latas de atum e sardinha. Depois, um fiozinho de água resolve para dar o acabamento final. 

Dica: Se seu bairro tem quem recolha todo o material de uma só vez, não é preciso separar os vidros, plásticos, etc. Mas, se esse serviço não existe e você quer fazer a sua parte, procure um local de descarte e leve o material separado em sacolinhas. 

Você conhece locais de descarte para plástico, vidro, papel e metal? Entre em contato e deixe o endereço, pode ser através do blog mesmo ou pelo face, compartilhar informações é um pouco do que está ao alcance em prol do planeta!

Mande dicas e sugestões, quero ouvir vocês!
Beijos, beijos!!!

02- 12 Dicas para sua despensa (você está aqui)












You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!