Natal - lista de presentes organizada

dezembro 17, 2015

ORGANIZAÇÃO

As festas de final de ano estão chegando!!! Ai delícia! Já escrevi dois posts para ajudar você leitora (o) a organizar melhor a vida. Um sobre a decoração da árvore de Natal (veja aqui) e o outro sobre a organização da festa (leia aqui). Tudo o que é feito com antecedência é feito com mais calma e muito mais organizado. 

Hoje, como prometido, é dia de presente!! Sabemos que o país está passando por maus bocados. Uns sofrendo mais que outros, mas todos vivendo os respingos do problema, por isso, presente de Natal virou uma questão a pensar. Pois é, quem não gosta de ganhar presentes? E tem gente que curte muito mais presentear, sabia? É... Mas pensar em empréstimo financeiro para comprar presentes não é exatamente um bom jeito de começar o novo ano, nééé! 

A dica de hoje é para você organizar a lista de presentes e assim priorizar investimentos. Papo de economista? Naum... Papo de quem quer dar os presentes na medida e sem ficar no vermelho.

 Então vamos aos passos:

01- A primeira ação é fazer uma lista de todos os sortudos que você tem para presentear. A lista pode ser feita no Excel, ou para os fãs, como eu, de papel e caneta, (prefiro lapiseira, assim posso mudar de ideia!!rs) montar a planilha a mão mesmo ; ou ainda um misto dos dois: monta a carcaça no Excel e preenche a mão; assim você pode carregar na bolsa.

02- Na coluna ao lado dos nomes anote o que imagina dar de presente para cada pessoa ou algo que acha que combina com ela. 

03- Na terceira coluna anote os valores que espera gastar com cada um, assim você controla onde exatamente está investindo seu rico dinheirinho. Afinal de contas, marido e filhos são prioridades em relação à tia meio distante (que você só vê uma vez por ano) ou o amigo secreto do trabalho!

04- Na coluna ao lado, anote os valores realmente gastos, dessa maneira é possível perceber se seu feeling para custo x benefício está bom!

05- Quanto antes você montar a lista, mais fácil será aproveitar as oportunidades. Sempre vai bem uma promoçãozinha, uma liquidação ou encontrar algo difícil de achar. Mais uma vez a antecipação como forma de organizar e dar um chega pra lá na ansiedade. Quanto antes você montar a lista, mais tempo para diluir os gastos.

06- A Black Friday pegou aqui no Brasil também. Infelizmente já foi, mas fica a dica para a próxima. Save the Date: é sempre na quarta sexta - feira do mês de novembro. Uma boa oportunidade de presentear com descontos rechonchudos! Mas, cuidado, procure empresas idôneas para que você realmente compre com desconto. Pasmem, tem muito comerciante por aí que sobe o preço para depois abaixar. Hum... cuidado!

07- Se você tem costume de dar lembrancinhas para os professores dos filhotes, para o quadro de funcionários do seu prédio ou para o frentista do posto “gente boa”, uma boa é padronizar. Por exemplo: um panetone para cada porteiro e faxineira do seu condomínio, ou um marcador de livros fofo para as professoras. A questão aqui é ser gentil com pessoas que de alguma forma fizeram parte da sua vida durante o ano que passou e que, muitas vezes, fizeram mais do que o exigido por suas funções, por pura delicadeza ou educação.

Você pode utilizar o esquema da lista todos os anos e assim, fazer comparações, um jeito legal de controlar os presentes que já deu para cada pessoa e o custo de um ano para outro. Dessa maneira, é possível avaliar se o gasto está alto, baixo ou pode caprichar mais; e até o quanto precisará ter em caixa para não passar aperto no final do ano.

Outra maneira de encarar a troca de presentes é o amigo secreto, já famoso entre amigos e colegas de trabalho, também é ótima saída em família. Aqui em casa adotamos entre os adultos e deixamos a pequena de fora, para ela o Papai Noel será mais generoso, afinal de contas, o encanto do Natal é prioridade quando se trata da criançada! E claro, não se esqueça de que os presentes, no pé da árvore, são parte do encanto da decoração e da emoção do Natal!!! 

Espero que as dicas de hoje possam ajudar de alguma forma. 

Beijos beijos beijos

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!