O fabuloso universo de Dale Chihuly

maio 14, 2015

ARTE & DESIGN

Leitores queridos, hoje trago mais uma descoberta das artes. Confesso, o artista da vez já é conhecido mundialmente, mas acho que andei em sono profundo,  não é possível! Só assim encontro explicação na minha cegueira artística! O assunto de hoje é vidro. Achou pouco? Então espia no que isso vai dar!! Vou resumir o conteúdo sobre o histórico, não quero vocês pegando no sono antes de chegar à parte mais divertida... muitas imagens!!!



Quem é o cara? O criador...

Dale Chihuly, nascido em 1941 - Tacoma (estado americano de Washington) - frequentou o curso de design de interiores, e ainda, como estudante, teve seus primeiros contatos com o universo do vidro. Percorreu um caminho continuo de estudos, pesquisas e envolvimento com o campo acadêmico.  O período em que trabalhou na fábrica de vidro Venini, em Veneza, deu-lhe, de forma mais aprofundada, conhecimento sobre a moldagem do vidro tradicional. Utilizando-se de toda a experiência adquirida, revolucionou a técnica trazendo ao mundo uma visão criativa e de vanguarda para suas criações. 

Dono de vários prêmios, presente em centenas de museus, jardins botânicos, hotéis, cassinos áreas públicas e  cofundador  da  Pilchuck Glass School, no Estado de Washington é dono de uma capacidade criativa arrebatadora.

Vitima de dois acidentes, um de carro, quando perdeu uma das vistas;  e outro na praia, quando deslocou  um dos ombros, que o impediu, daí em diante, de trabalhar sozinho. Mas, não impossibilitou que sua mente criativa e criadora continuassem a ter asas e alma!



As criaturas...

O que encanta na esfera das artes é a comoção causada por aquilo com o que você passa a ter contato. Os meios de expressão através dos quais os artistas se manifestam são incontáveis e cada um, encontra sua ferramenta para representar ou traduzir sua forma de pensar e/ou sentir. Dale Chihuly elegeu o vidro e gente... dá para ficar sem palavras! Olhem a “belezura” e o encantamento que causam suas criações!





Sua linguagem orgânica e profundamente inspirada pelo mundo marítimo transforma o vidro em uma visão surreal, um universo paralelo rodeado por plantas gigantes, animais aquáticos, plantas marítimas. Suas criações poderiam facilmente inspirar um filme de ficção.






Dale Chihuly (com 30 anos de carreira) é o “cara” quando a matéria prima para criações artísticas é o vidro, tanto nos EUA (“Glass Blowing”) quanto no mundo.

E para animar vocês leitores, mais algumas imagens!







O Chihuly Garden and Glass, desde 2012, abriga uma coleção linda, de cair o queixo, para quem gosta das obras desse artista que aprendeu a fazer mágica para nossos sentidos. Fica em Seattle, no Space Center, ao lado da famosa Space Needle.




Se você curtiu conhecer Dale Chihuly, e quer saber um pouquinho mais sobre suas obras e criações, visite o site oficial aqui e também dê uma olhadinha nesse video aqui, em que ele mostra um pouco do seu trabalho em plena ação.

Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje. Estou adorando descobrir novos mundos do universo das artes além do que estamos acostumados a ver na mídia. Se você já conhecia Dale Chihuly, deixe comentários e conte sua opinião. E se você quiser sugerir artistas para novas postagens vou adorar!!

Beijos, beijos!!






You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!