Gentileza é um pedacinho do Bem Estar

novembro 19, 2015

PALAVRAS DO CORAÇÃO

Eu acordo todos os dias com uma vontadinha “loca” de ficar na cama, levanto no estilo zumbi : caminhar endurecido, capenga , meio manca e com revezamento visual; se abrir os dois olhos, a torre de controle entra em colapso. E nem vou falar do cabelo, teimosia em pessoa, lei da gravidade? Ops... meus belinhos estão além da compreensão científica! Rsrs.


Não é preguiça, é prazer em dormir e mesmo assim sou uma boa menina, acordo sempre cedo, foi o jeito que descobri para evitar minhas costumeiras noites insones. Dormir cedo, acordar cedo e ser feliz! E mesmo sonhando acordada com mais alguns minutinhos debaixo do meu edredom fofo, começo o meu dia perguntando para quem estiver por perto: “booooom diaaa!!! Como foi a sua noite, dormiu bem?”.



Mas tem gente que não curte muito o período da manhã não, acorda sempre com o pé esquerdo, de atravessado, azedo, com zero porcentagem de bom humor e não quer saber nem de dar bom dia. E aí pergunto: o que o resto do mundo tem com o azedume do cidadão ou cidadã? Nada né gente! Volta pra cama! RS.


Já ouviu a frase: gentileza gera gentileza? Pois é, mau humor também gera mau humor e aí  pergunto: “quer jogar em que time?”. Ser gentil na versão básica é muito simples. Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, obrigada e com licença são coisinhas que aprendemos logo cedo e se vierem com um sorriso simpático então, pode ter certeza, o resultado será super positivo.

A versão básica da gentileza é o mínimo para viver bem com seus amigos, familiares, a galera do trabalho e com as pessoas que cruzam com você em situações diversas. Mas, que tal ir além? Que tal não ficar congelada (o) no básico? Que tal não fazer algo de bom só por obrigação e trazer o prazer para o seu mundo? O prazer de viver bem com tudo que existe a sua volta?


Gentileza é uma escolha, dificilmente será algo constantemente automático no seu modus operandi, e aí você pergunta... Hein??? Pois é, gente bonita e querida, gentileza nem sempre nasce como parte do nosso pacote de viagem. Precisa ser cultivado, exercitado, até começar, realmente, a se transformar em uma atitude natural da nossa pessoa. 

Quer entender melhor? Lembra o dia em que você meteu a mão na buzina ou xingou horrores, sozinha(o) no carro e aí, para coroar o momento tenso, não deu passagem para alguém que precisava entrar ou sair de algum lugar? Éééé... Quem nunca cometeu um crime contra a gentileza como esse, que atire a primeira... flor, nada de pedra!!!


Dar passagem no trânsito para um pisca desesperado que precisa entrar naquela rua logo ali e talvez nem conheça bem a cidade é gentileza e boa ação, irmãos quase gêmeos. Oferecer passagem na fila do supermercado para quem tem dois itens de compra e nenhuma fila para “até 20 volumes”, pode não garantir seu “terreno”nos céus, mas vai te fazer sentir super bem! 

Acredite se quiser, na maior parte do tempo um sorriso autêntico e sincero pode ser o pico do prazer que uma ação gentil pode causar em quem recebe e pasmem, em quem oferece também! Sabia, né?! A primeira pessoa que recebe os lucros desse investimento emocional é você! Isso, você mesmo, que precisou apenas exercitar alguns músculos do rosto com um singelo e gentil sorriso!


A gente vê tanta coisa ruim acontecendo por aí, que às vezes da a impressão de que não há saída. Estamos num labirinto curtindo a companhia de um Minotauro totalmente desprovido de humor e nenhuma luzinha no fim do túnel para animar. Mas, será que isso também não é questão de escolha? 

Pensa bem, o que te impede de ver as coisas de outro ângulo? Tem muita coisa ruim brotando feito praga na lavoura? Teeeemmm!!! Mas trocar a lente do seu foco também pode mudar a cor das coisas! Ver cor de rosa? Naum... nem tanto, colorido já tá bom e garante uma boa visão do todo, que não é só feito de gente que perdeu o bom o senso, o respeito e a boa educação, é feito também de muuuuita gente boa, que gosta de cultivar o que é bom, do bem e positivo.

Dizem que os opostos se atraem... hum, vou ter que discordar. Em algumas situações os iguais se atraem, se fortalecem e multiplicam! Vamos multiplicar gentileza? Já tem gente arregaçando as mangas por aí com iniciativas bem legais e que vale a pena dividir com vocês!



Iniciativa 01: Um grupo de amigos criou um app chamado “KindMe” que conecta as pessoas para a troca de experiências e sugestões sobre a gentileza. Se você quiser fazer parte é só clicar aqui para pedir o seu. Pedi o meu agorinha e estou esperando ansiosa para descobrir como funciona realmente. Também é possível participar no Facebook , lógico que já fui lá correndinho e já curti! Tô dentro!!! E o melhor, sabe como eles lançaram esse projeto? Distribuindo dois pedaços de bolo para as pessoas na Avenida Paulista, todos com mensagens. Um era para quem estava ganhando e o outro para servir como mais um ato gentil para outra pessoa! Ge-ni-al!!!!


Iniciativa 02: O projeto “Gentileza Gera um Mundo Melhor”, idealizado por Ana Isabel Friedlander, teve início com 15 mulheres da cidade de Palmas. Cada uma recebeu uma fita para ser amarrada em local visível, como uma forma de não se esquecerem do compromisso. Mais dez fitas foram distribuídos para cada participante, missão: trazer mais pessoas para participar do movimento que durou 21 dias. O compromisso de cada uma era praticar ao menos três atos gentis por dia. O movimento foi inspirado no “Profeta Gentileza” – José Datrino (1917 – 1996), figura conhecida nas ruas do Rio e que deixava suas mensagens espalhadas pela cidade, suas pilastras escritas foram tombadas como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. E ele tá lá no face também, veja aqui

Outras páginas que, de alguma forma, trabalham para fortalecer a intenção dos gentis de se multiplicarem! Vamos tomar o mundo??? 



- 30 imagens e suas histórias de gentileza (espia aqui)

Se você conhece outros projetos e movimentos em prol da gentileza/boas ações, compartilhe aqui e vamos dar uma empurrãozinho nesse povo de boa vontade!!! Ou melhor ainda, vamos fazer parte dessa corrente? Vamos liberar serotonina, genteeee!!!!  Gentileza é um pedacinho do Bem estar que você tanto almeja!!!!

Curtiu o blog? Vem junto! Assine a newsletter e receba os posts fresquinhos! Sem spam!!!

Beijos, beijos!!!







You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!