Forno embutido a gás ou elétrico?

agosto 30, 2015

DIÁRIO DE OBRA

A cozinha pode estar encolhendo a olhos vistos, mas tenho certeza de que é o pacote de metro quadrado que mais esquenta a cabeça de quem quer deixar a casa nos trinques. Diversas dúvidas tiram o sono de quem vive o momento da construção ou reforma do coração da casa e uma delas surge quando se decide optar pelo fogão de mesa ou cooktop:


E agora, o forno de embutir deve ser a gás ou elétrico?

Muitos blogs pela net a fora oferecem listas comparativas sobre esse impasse, dificilmente eu não seria repetitiva, por isso, tentarei organizar as informações de forma prática, mas sem a pretensão de inovar um assunto tão disponível.

Vamos às considerações:

FORNO ELÉTRICO: seu aquecimento interno depende de energia elétrica; se faltar, adeus banquete. É importante um correto dimensionamento das instalações da sua cozinha quanto a tensão, fiação e proteção (disjuntor). 
FORNO A GÁS: funciona a gás, mas também precisa de energia para as luzes, acendimento automático e outros acessórios que variam de acordo com o modelo. 
Obs.: Se a intenção é utilizar o forno e o cooktop a gás, verifique a possibilidade de instalar dois pontos de saída de gás.
Cuidado!!  127 ou 220V... informe-se sobre a voltagem da sua cidade ou região antes da compra, ou se haverá necessidade de ter as duas voltagens disponíveis.

FORNO ELÉTRICO: seu desempenho no cozimento dos alimentos é melhor: interior macio e exterior crocante. Indicado para o preparo de massas como tortas, por exemplo.
FORNO A GÁS: melhor desempenho no cozimento de pratos que precisam de mais tempo, cozimento mais lento como carnes.

FORNO ELÉTRICO: controla melhor a temperatura durante o cozimento.
FORNO A GÁS: a temperatura não é tão precisa e nem a distribuição do calor no interior do forno.
NOVIDADE: A Tramontina está lançando um forno a gás com vários pontos de aquecimento interno e não apenas o inferior. 

FORNO ELÉTRICO: demora mais para aquecer e se mantém quente por mais tempo após o desligamento, pode ser bom para manter pratos aquecidos antes de servir ou pode ser perigoso em relação a acidentes domésticos.
FORNO A GÁS: aquece e resfria mais rapidamente e só doura se possuir a função grill.

FORNO ELÉTRICO: fácil manutenção.
FORNO A GÁS: limpeza mais trabalhosa.

FORNO ELÉTRICO: consome mais energia elétrica.
FORNO À GÁS: consome gás e pouca energia elétrica

Obs.: A comparação correta para avaliar qual dos dois é mais econômico deve ser sobre o investimento em relação ao consumo de ambos: gás e energia. 
Considerando que são muitas as variáveis de acordo com o estado em que você mora e as taxas de energia elétrica e gás exercidas, ambas podem sofrer fases de aumento ou baixa, em consequência de variações na economia, no final das contas é difícil ter uma resposta decisiva, mas a blogueira Francine Tribes, de São Paulo, fez cálculos e pesquisas super pertinentes e ofereceu aos seus leitores uma boa referência de avaliação. Vale a pena dar uma olhada: 

Resumindo: o forno a gás só ganha em economia se abastecido com gás natural que é mais barato. Se a comparação for feita entre forno elétrico e forno a gás de botijão, a diferença é muito pequena, empate técnico.

FORNO ELÉTRICO: preços melhores.
FORNO A GÁS: um pouco mais caros.
Obs.: A diferença entre ambos aumenta nos modelos tops de marcas mais famosas e importadas. Os modelos mais simples quase não possuem tanta diferença de valor entre o gás e o elétrico.  
Também descobri que os fornos elétricos muito baratos precisam de mais tempo para o cozimento, aí o consumo aumenta mesmo. Isso ocorre por que os aparelhos mais caros são produzidos por empresas que investem no melhor aproveitamento da energia utilizada; portanto, são mais eficientes.



E para finalizar, considerando o atual momento de crise hídrica e energética, é bom avaliar com cuidado sua escolha! Pesquisar o produto com menor consumo e selo Procel é um bom jeito de escolher com consciência.

Se você tem um forno embutido na sua casa e quer dividir com os leitores sua experiência e opinião, poste nos comentários! Você pode dar uma mãozinha amiga para quem ainda está em dúvida!

Beijos, beijos!!




You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!