15 Dicas para aproveitar bem o seu armário ou closet

março 21, 2016

ORGANIZAÇÃO

Eu adoroooo abrir as portas do meu armário e encontrar tudo rapidinho. Esse negócio de cavoucar pilhas de roupas e outras coisas misturadas num bolo só, às vezes até com roupa suja, não é a minha praia! Gosto mesmo é de bonitezas e isso inclui a maneira como guardo as minhas coisas. É importante para mim sentir prazer em vivenciar o meu espaço e a organização é dos principais ingredientes, claro, de mãozinha dada com a limpeza, mas esse é assunto para outro post.




Hoje vou dar dicas para deixar o seu armário mais prático, bonito e arrumado, ou seja, vou alimentar sua alma com energia positiva, claro! Afinal de contas, segundo o Feng Shui, organização e limpeza renovam as energias e as matêm positivas. Não sou “profissa” no assunto, mas é fato que, quando limpamos e organizamos, dá até para sentir o ar mais “leve”.

De primeira já posso dizer que não existem exatamente regras para organizar, existem maneiras e estilos adaptáveis a cada pessoa. Não adianta forçar a barra e impor um “jeito”, o ideal é que você compreenda as suas necessidades e tenha consciência do seu ritmo. A dica é, absorva as ideias e use-as do seu jeitinho, assim fica mais fácil de manter depois.




01- Praticidade. Visualize as suas coisas pensando na constância do uso. O que você usa mais deve sempre ficar à mão e mais à vista, e o que usa menos vai para o espaço do armário com acesso menos fácil. 



02- O desapego é norma obrigatória. Nenhum milagre vai acontecer no seu armário se ele estiver entupetado de coisas que você não usa mais, que não serve ou está nas últimas. Doe, faça a sua parte. Bom para você e para outras pessoas também.




03- Organizar os cabides por tipos de peças e cores é visualmente bem legal e facilita para achar tudo. Camisa com camisa, jaqueta com jaqueta, calça com calça.



04- Subcategorizar por cor também é super prático. O armário fica uma belezura só e facinho para achar tudo.




05- Caixas são opções super práticas e bonitas, se etiquetar, melhor ainda, assim não é preciso abrir todas para achar o que você precisa.




06- Dobrar as camisetas do jeito tradicional e fazer pilhas não muito altas é uma forma simples de organizá-las, mas fica mais eficiente se estiverem em prateleiras ou gavetas com frente de vidro, assim você visualiza o topo de todas e sabe qual pegar, sem fazer aquela mexida medonha. Ou em formato de arquivo, com todos os topos visíveis.



07- Fazer rolinhos de camisetas, blusas ou outros tipos de peça também vale. O espaço ocupado é basicamente o mesmo, mas pode deixar o armário mais charmoso e também mais prático, dependendo da maneira como você utiliza as suas coisas.




08- Em armários infantis o conceito é o mesmo, deixar o que é mais usado de fácil acesso, só que nesse caso, a facilidade deve ser pensada em prol das crianças. É importante que elas tenham independência.




09- Cestas e mini gaveteiros ajudam a por ordem em pequenos objetos, além de dar um tcham no visual. Adorooo!


10- Saquinhos de TNT para guardar malhas, meias, sapatos, eles são mil e uma utilidades, pois permitem que o que está guardado “respire”. O melhor é que se você tem uma veiazinha de costureira, pode fazer em casa em diversos tamanhos e cores e com um investimento mínimo. Os TNTs são super baratinhos.







11- Divisórias de gavetas de vários materiais e tamanhos. Você pode comprar pronto ou sob medida. Pode ser de madeira, acrílico, tecido e para quem curte fazer, tem vários tutoriais na internet para a sua diversão, olha no blog “Casa Arrumadinha” e no “dasmariasblog” . Dá para guardar roupa íntima, meias, bijus, lenços, cintos e o que mais sua imaginação mandar.




12- Cabides específicos para cada uso. Pendurar as suas roupas da maneira correta é aumentar o tempo de vida de cada peça, além de estarem sempre prontas para usar sem aqueles “amassados de armário” e ainda deixam tudo mais bonito!




13- Ganchos para gravatas, cintos, echarpes e penduricalhos facilitam o manuseio de toda essa parafernália estilosa, que costuma virar nó se guardada de qualquer jeito. 



14- Sapateiras deslizantes. São como gavetas, mas próprias para os sapatos. A vantagem é não precisar fazer alongamento ou ginástica para alcançar os pares que estão mais ao fundo. Vocês já devem ter visto a prateleira giratória, tem gente que gosta, mas o feedback que tive foi de que, se cair alguma coisa atrás dela... já era. No mínimo um salvamento dificultoso.




15- Prateleiras de TNT. Se sobra espaço no cabideiro e falta nas gavetas, elas são uma mão na roda. Já resolvi falta de espaço para os sapatos com várias dessas em uma parte do armário que estava vazia de cabides de roupas.

E assim finalizo as quinze dicas do dia para deixar o seu armário supimpa de organizado! Quer manter tudo sempre assim? Crie o hábito de colocar de volta o que tira do lugar, tem gente que acha que é perder tempo e deixa para depois e aí, o depois vira pesadelo, pois soma muuuitas coisinhas que não voltaram quando devia para o seu cantinho e que precisarão ser reorganizadas novamente. Isso sim é perda de tempo e energia.

Curtiu o post de hoje? Então, ajude-me na divulgação do ohdecasaa compartilhando com os amigos nas redes sociais! 

Quer dar a sua opinião? Use e abuse dos comentários! Quer dar sugestões e pitacos? Também pode!!!

Se quiser acompanhar o blog é só assinar a newsletter e receber todas as postagens em tempo real. Aviso aos navegantes: não envio spam.

Beijos, beijos!!


You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!