Coifa ou depurador?

outubro 22, 2014

DIÁRIO DE OBRA

Dona coifa. Moça simpática, prendada, atenciosa é sem utilidade se não for casada. Sozinha fica sem eira e nem beira. Coifa sem fogão é sorvete sem casquinha!




A postagem mais badalada da versão anterior do blog era “Como instalar a coifa”. Muitas dúvidas foram esclarecidas e muito conteúdo interessante foi postado. Na casa nova tudo está sendo revisado e acho que vale a pena transformar tantas perguntas em postagens caprichadas.




Para facilitar a sua vida, os temas serão postados seguindo uma ordem. Desde o primeiro passo que é decidir: coifa ou depurador? Até chegar às dúvidas mais complicadas apresentadas pelos leitores.
Para fazer escolhas, o melhor caminho é a informação e o conhecimento. Entender as diferenças entre as opções é o primeiro passo para uma decisão consciente.

Depurador

O depurador trabalha com a filtragem primária e secundária. A primária consiste em um filtro de alumínio ou inox em várias camadas que transforma a gordura do estado gasoso no sólido. A secundária é por carvão ativado, que retém a gordura e 45% do cheiro e fumaça. O filtro de alumínio ou inox deve ser limpo periodicamente, assim como deve ser trocado o carvão ativado de acordo com a constância do uso.  Com o depurador o ar purificado retorna ao ambiente, como demonstra o desenho abaixo.


As flechinhas indicadas na figura 01 demonstram por onde o ar sai após a filtragem, através da manta sintética de carvão ativado.

Alguns depuradores também podem trabalhar no modo exaustão, ou seja, da mesma maneira que a coifa. Nesse modo, o ar é encaminhado para fora do ambiente através do duto. Por cima, através do forro de gesso ou para trás, através da parede, como demonstram as duas figuras abaixo.



Coifas


A coifa funciona por exaustão, enviando a fumaça e cheiro para fora do ambiente através de um duto. Dispensa o filtro de carvão, contendo apenas a filtragem primária por filtro de alumínio ou inox. Permite a extração de 90% dos odores, gorduras e fumaça, com menos ruído e menos trabalho na manutenção. A saída pode ser por cima (pela laje) ou através da parede (ver imagem abaixo). 

Mais informações dê uma olhada no post “Como Instalar a Coifa” que postarei logo mais.



As coifas também podem trabalhar como depuradores, sem precisar da saída externa, como na imagem abaixo. 



E então vem a pergunta: qual das duas opções escolher?
Abaixo uma quadro geral com um resumo de cada uma, trabalhando no seu modo principal, ou seja, coifa por exaustão e depurador como depurador.



Sei que as dúvidas sobre o assunto ainda estão longe de serem sanadas. Por isso, a próxima postagem é resultado da dúvida de uma leitora:

Coifa trabalhando como depurador é melhor, pior ou igual ao comparar com o depurador?



E para finalizar a postagem de hoje cinco dicas:

01- Leia o manual, a maioria já se encontra disponível na internet, assim você entende como usar o produto que quer adquirir antes mesmo de investir seu dinheiro. 

02- Coifa funcionando no modo exaustão ou como depurador... Depurador funcionando como depurador ou no modo exaustão. Cada qual tem sua própria complexidade e exigências para o bom funcionamento. Respeite-as.

03- Confira se o produto e marca que você escolheu tem assistência técnica na sua cidade. Lembre-se, a maioria dos produtos perde a validade quando instalado errado ou por pessoa não autorizada.

04- Se você está em obra, defina o produto com o máximo de antecedência. O pedreiro precisa saber onde os eletrodomésticos deverão estar para instalar os pontos.

05-  Se você vai fazer a cozinha planejada dos seus sonhos, comece o namoro com a marcenaria ou loja de planejados. Ao fechar o negócio, os pontos são fornecidos de acordo com o projeto do mobiliário.

Se você ainda está na dúvida, responda as seguintes perguntas:

01- Eu cozinho sempre ou só quando dá tempo?
02- Sinto prazer em cozinhar ou cozinho por obrigação?
03- Tenho hábitos saudáveis ou sou fã de frituras?
05- Quero uma cozinha linda ou não ligo muito?
06- Você mora em casa ou apartamento?
07- A ultima pergunta deveria ser sobre o quanto você pensa em investir, mas acho mais proveitoso lembrá-lo(a) de que o mercado está abarrotado de produtos e preços diversos, são enormes as chances de encontrar um que cabe no seu bolso.

Fez a sua escolha? Conte-me se você prefere coifa ou depurador e porquê.

Beijos, beijos!!!

01- Coifa ou Depurador (você está aqui)
02- Coifa trabalhando como Depurador
03- Como instalara a Coifa

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!