Coifa trabalhando como depurador.

janeiro 21, 2015

DIÁRIO DE OBRA

Na postagem anterior sobre “Coifa ou Depurador” tentei esclarecer e ajudar quem tem dúvida sobre qual escolher. É um assunto muito requisitado no blog e diante de tantas dúvidas, uma pergunta se destacou. Um(a) leitor(a) questionou sobre a eficiência da coifa trabalhando em modo depurador, comparada ao próprio depurador. 


Andei pesquisando, não sei se é possível chegar a uma conclusão definitiva, mas podemos construir uma linha de raciocínio. Vamos ver o que temos para pensar:

Questão 01
A maior diferença entre ambos é o fato da coifa levar o ar com a gordura, fumaça e cheiro para fora do ambiente e o depurador apenas filtrar parte disso e devolver para o mesmo ambiente. Portanto, a coifa, em modo depurador, não enviará nada para fora da sua cozinha, igualando-se ao depurador nesse quesito.

Questão 02
A coifa naturalmente tem uma vazão maior, como visto no quadro comparativo da postagem anterior (clique aqui).

Questão 03
Algumas empresas atestam que a coifa, em modo depurador, mantém a mesma qualidade de sucção e vazão. Outras defendem a queda de qualidade de 10% a 20%, e outras indicam uma queda de até 50%. (pesquisa/questão 03 -  by tijolos e tecidos) 

Questão 04
Avaliar a sucção e vazão é saber o quanto de ar entra e sai do aparelho. Vamos considerar o pior caso: a coifa perde 50% dessa capacidade trabalhando como depurador.

Conclusão
A coifa como depurador pode ser pior, igual ou melhor que o depurador?
Acredito que essa resposta dependa de muitas variáveis. Se as regras de instalação forem respeitadas e você se informar sobre a capacidade necessária para dar conta do seu ambiente, provavelmente o que mais pode pesar na hora da comparação são os modelos. 

Como vimos, as coifas perdem eficiência de vazão e sucção que varia de 10%, 20% e 50%, compará-las com os depuradores resultaria em diversos resultados, dependendo dos modelos. O que sabemos é que as coifas não manterão 100% de qualidade, comparadas a elas mesmas. Mas podem, no mínimo, oferecer empate técnico em relação ao depurador. 

Esteticamente a coifa sai ganhando, mas fica a seu critério avaliar o investimento em uma coifa que funcionará apenas como depurador.

No blog Tijolos e Tecidos , até um tempo atrás, você poderia encontrar os depoimentos das empresas pesquisadas pela Débora, blogueira dedicada em prol da construção de sua casa e que também dividia o que descobria com seus leitores, mas me parece que ela optou em manter o conteúdo particular, então não dá para conferir, mas fica como informação de fonte, pois foi o conteúdo mais interessante que encontrei durante a minha pesquisa.

Você já fez a sua escolha? O que preferiu? Se ainda não fez, qual quesito é mais importante para você: funcionalidade ou estética? Poste nos comentários, quero saber sua opinião!

Espero tê-lo(a) ajudado e boa sorte na tomada de decisão!

Beijos, beijos

01- Coifa ou Depurador 
02- Coifa trabalhando como Depurador (você está aqui)
03- Como instalara a Coifa

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!