Minha casa tem cheiro de...

março 05, 2019

BEM ESTAR

Eita cheirinho bom!!!! É o que costumo falar quando entro na cozinha da D. Célia. Digo que comida de vó é outro nível e que nada melhor do que chegar e ser recepcionada por um aroma, que resume tão bem, o carinho e amor da comida caseira! 



Cheiro é assim, fala sem palavras e leva a gente para outros lugares e momentos. A memória olfativa é umas das mais fortes entre os sentidos, mas pouca importância damos a ela. Pense bem... O cheiro pode despertar fome, repulsa, memórias, atração, relaxamento. É um emocionar constante e que mal notamos.

O meu nariz é uma bagaceira, hahahaha.... Confesso ter uma certa invejinha da minha cunhada, que é quase um cão farejador! Quem me dera ter um olfato tão bom, mas mesmo assim, sinto cheiros e adorooooo! Por isso, o tema de hoje é sobre os aromas que trazem bem-estar para a sua casa, afinal de contas, nosso lar é onde recarregamos as energias, e nada como um ambiente gostoso e cheiroso, né não!??



Já reparou que quando entramos em uma loja cheirosa nosso estado de espírito muda? De acordo com especialistas, nosso corpo e nossa mente reagem antes mesmo de termos consciência do cheiro. Não é um ótimo motivo para darmos atenção ao que o nosso querido narizinho pode nos proporcionar?

Imagina chegar em casa e, ao abrir a porta, sentir aquele cheirinho delicado e reconfortante nos dando boas-vindas!? Eu querooooo!!! E aposto que você também!!




Existem inúmeras formas de aromatizar ambientes, é importante ficar atento ao que cada cômodo precisa, já que os aromas podem ser utilizados para vários fins. Incensos, difusores, águas perfumadas, velas, sabonetes, são muitas as opções, é só escolher! 

Aliás, nem sempre é preciso ir as compras, existem muitas receitas espertas para fazer misturinhas deliciosas com o que você tem em casa mesmo, é só dar uma olhadinha na despensa ou na geladeira e você vai achar tudim, tudim!!! Por isso, pesquisei algumas receitinhas simplérrimas para você fazer agora, se quiser.




Cozinha -  a moça dos aromas cítricos:
Sabemos que a cozinha é um dos ambientes com mais conflitos de cheiros, alguns são por si só ótimos aromatizadores, como o bolo saindo do forno ou o cafezinho... inham; mas, outros não são tão bem-vindos assim!!! Argh...rs.

Para neutralizar as misturas de odores presente na cozinha, os aromas cítricos são muito eficientes: o limão, a laranja e a citronela; para o cheirinho característico das frituras: cravo, canela, anis e erva-doce. Outra opção é aproveitar os cheiros de outras ervas como alecrim, manjericão, erva-cidreira e hortelã, estas em forma de essência natural.


Receitinha cheirosa:
Em uma panela ferva meio litro de água, adicione rodelas de uma laranja ou apenas a casca (se quiser aproveitar sobras) e canela em pau. Deixe ferver por uns minutos e desligue. Só isso já vai dar um cheirinho gostoso no ambiente, mas você ainda pode, depois que a mistura esfriar, acrescentar um pouco de vinagre branco, colocar em um pulverizador e voilá, um aromatizador para todos os dias. É possível trocar a laranja por qualquer tipo de limão e aumentar a proporção para render por mais dias.




Lavabo e banheiros – Refrescância e limpeza!
Oh delícia entrar no banheiro ou no lavabo com cheirinho de limpeza, pena que não dura muito né!? Mas não precisa chorar, há uma solução para tudo! 




Dá um pulinho em uma farmácia de manipulação ou uma loja de produtos naturais e compre um vidrinho de essência da sua escolha, pingue umas gotinhas na parte interna do rolo e pronto!  Repita todas as vezes que fizer a reposição do papel higiênico. 




Outra dica é o pot-pourri de flores, cem gotinhas de essência duram cerca de quinze dias; ou velas aromatizadas, ambos ficam muito charmosos em lavabos e são eficientes, já que lavabos são pequenos. 

As essências mais indicadas para o banheiro, além da lavanda e flor de cerejeira, são:  citronela, limão, capim-limão, hortelã, eucalipto, pinho, pitanga e maracujá.



Sala – calor humano! 
A sala é o ambiente onde todos se encontram. Família e amigos compartilhando momentos especiais merecem aquela sensação de aconchego, um aroma bem escolhido dá personalidade, diz um pouco de você e ajuda a marcar o momento; dessa forma, você pode criar uma nova memória olfativa nos seus amigos. É a expressão olfativa da sua personalidade, assim como acontece com os perfumes.




Como salas costumam ser espaços maiores, difusores, incensos e varetas são as melhores opções. Os incensos duram apenas o tempo que levam para queimar, cerca de uma hora. Se o incenso for de madeira de reflorestamento não produz fumaça prejudicial à saúde, bom para os alérgicos também.




Os difusores precisam ser assistidos, nada de ascender e sair de casa! Você está mexendo com fogo menina...aiaiaiaia!!! Esses lindinhos são eficientes em uma área de até 30m2, se a sua sala é maior, melhor usar mais de um difusor, deixe-o próximo à altura do nariz assim, o aroma fica mais marcante.




Já as varetas ou aromatizadores são bem práticos e continuam agindo enquanto houver liquido no recipiente; de todos, talvez seja o de maior investimento, mas que tal fazer o seu próprio kit cheirózim???




Receitinha cheirosa
Para um recipiente de 200ml você vai adicionar 100ml de álcool de cereal, acrescente 30 gotas de óleo essencial de sua preferência, junte 100ml de água destilada, feche o vidro, misture com delicadeza e deixe descansar por três dias. Depois é só abrir e inserir os palitinhos, aqueles de fazer espetinho de churrasco mesmo. Pronto... chiquééérrimaaaa e sem custar os olhinhos da cara!




Quarto – Ai que soninho bom...
O quarto é o nosso refúgio, nosso santuário, o cantinho do relax. Além de uma cama gostosa e aconchegante, para um sono relaxante e reparador, um aroma delicado e suave é, com certeza, uma boa pedida para deixar a noite muito mais agradável. É deitar, se aconchegar, dar aquela suspirada relaxante (hora em que o cheirinho faz efeito) e desligar de tudo! Ah que delícia!




A lavanda é super relaxante, há quem diga que é a mesma coisa que alfazema, mas andei xeretando alguns conteúdos especializados e descobri que naum é naum... rs. Abaixo um trecho do site cultura mix (flores.culturamix.com) para esclarecer sem erros:

“Na realidade, há diversos tipos de lavandas, porque o nome lavanda é derivado do gênero de todas elas, o Lavandula sp. e a alfazema é uma espécie específica de lavanda, que é a Lavandula latifólia. A diferença da alfazema para as demais lavandas é o fato de ela apresentar um odor parecido com cânfora que se destaca de uma maneira um pouco mais forte do que ocorre com as demais lavandas. No entanto, no que está relacionado às questões de aparência, elas são bastante parecidas entre si, uma vez que elas são caracterizadas principalmente pelas cores que variam entre os tons de azul, roxo, lilás e violeta e também a característica das flores que se parecem muito com espigas que caem uma sobre a outra, como cachos.” 



Dúvidas esclarecidas, uma receitinha esperta:
Num frasco de spray de 500ml, coloque 250ml de álcool de cereais, acrescente 15 gotas de essência de lavanda ou alfazema, misture e complete com água destilada. Você pode usar como água de passar, borrifar nas cortinas e até no abajur. Se achar que 15 gotas é pouco, vá acrescentando até achar o ponto que agrada o seu olfato. É bom até como repelente de insetos! Mas nada impede que você utilize outros aromas como laranja doce, camomila romana e gerânio para quem tem dificuldade de dormir, ; ou para noites mais “calientes”: ylang-ylang, patchouli, sândalo. 

É isso mes amis, adorei mergulhar no universo dos aromas e descobri que este é só o começo, tem muito mais conteúdo interessante para compartilhar com vocês, mas um pasito de cada vez! Vou escrevendo conforme o coração pede e assim, sempre com muito prazer. 

Beijos, beijos!!!

You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram