A manta jeans – trabalhando na matéria prima

junho 15, 2015

DIY - FAÇA VOCÊ MESMO

Estou animadíssima com a ideia de fazer a manta jeans. Sou fissurada em projetos DIY com esse material. Painéis, pufes, colchas, aventais e mais um monte de coisinhas legais que deliro quando vejo. Tenho muuuuita coisa armazenada sobre isso, mas até uns dois ou três anos atrás eu nem tinha ideia de que era capaz de costurar e agora vou encarar uma missão, até certo ponto, difícil. 


Patchwork não é melzinho na sopa, sei que existem truques e segredos para o acabamento perfeito e eu nunca fiz nenhum curso. Confesso que mamis já fez e tem mais intimidade com a máquina do que eu, mas o desafio é fazer sozinha. Claro que não vou dispensar as dicas que não sou louca, mas o pezinho no pedal e o dedinho furado... só os meus!



Na postagem anterior sobre a manta (leia aqui) eu falei sobre aproveitar as calças e complementar com um pouco de matéria prima zero bala, assim a manta não fica tão pesada. As calças são de um jeans mais grosso e ninguém precisa se estressar montando estoque de calça velha. Hoje vou contar para vocês como fiz para aproveitar as calças zumbis (as que andam sozinhas por aí), nesse projeto que começou faz um tempão!


01- O primeiro passo é descosturar as pernas da calça. O segredo de ter essa trabalheira toda é que dá para aproveitar as pernas desde a altura da barra. Como hoje em dia a boca das calças é bem estreita, os centímetros que você ganha podem ser usados para a costura depois. Ou seja, aquele um centímetro que se deixa de sobra para a costura, pode ser exatamente esse pedacinho que você ganhou. Se a calça for larga, nem precisa desse trabalho todo.

02- Descosture a calça até uma altura que ainda dê para aproveitar como bermuda, assim você doa ou usa! Não adianta ir além, o bolso da calça está logo ali e não vamos utilizar esse pedaço.



03- Agora você precisa riscar os quadradinhos. Se eu fosse usar a régua própria para Patchwork, em cada perna de calça, entregaria os pontos antes de começar... nada prático! Então, fiz um molde para riscar. Em acetato grosso, desenhei com a régua um quadradinho de 15cmx15cm e marquei um centímetro para dentro em toda a volta. Nos cantos, onde as linhas se encontram, com um estilete e rezando, pois sou um perigo com ferramentas afiadas nas mãos, marquei os quatro cantos e cortei em formato de triângulo – veja a foto acima. 





04- Usei o acetato como molde. Risquei o contorno dele na perna da calça e depois marquei os quatro cantos de dentro para delimitar o centímetro extra para a costura. Agora sim, com régua, liguei as quatro marcas dos cantos com linhas a lápis, que serão as guias na hora de passar na máquina.



05- Veja que legal os quadradinhos já cortados. Optei por usar quadradinhos de 15cmx15cm, mas é bom lembrar, que depois de costurar seguindo a linha interna, ele ficará com 13cmx13cm. Portanto, se você quiser quadrados maiores, lembre-se de considerar sempre os tais centímetros extras para a costura.



06- Agora, com todos os quadrados recortados, comece a alfinetar em fileiras, já respeitando as linhas internas de costura, de cada peça. Alfinete do lado avesso.



07- Olha como ficou depois de todas as peças alfinetadas. Quatro fileiras! Se fosse para fazer uma manta para o pé da cama, já seria o suficiente, mas como o objetivo é a manta do sofá, ainda tenho chão...

Fui até aqui pessoal. Agora preciso pesquisar e comprar o jeans que falta e aí, podemos partir para a próxima etapa: riscar e cortar com a famosa régua de patchwork

E você, gosta de costurar? O que você já fez? Compatrilhe com quem também ama linhas e agulhas!!!

Beijos, Beijos!!



You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!