Como ler a planta da sua casa?

agosto 05, 2015

DIÁRIO DE OBRA

Sua casa está tomando forma, seus desejos e expectativas estão sendo traduzidos em desenhos e projetos. Você tem nas mãos dezenas de conjuntos de pranchas (desenhos devidamente identificados) sobre assuntos diferentes e sente como se estivesse acabado de aportar em um país desconhecido e nem sequer imagina que língua se fala.

É mesmo confuso deparar-se com uma linguagem técnica que não faz parte do seu contexto profissional e ainda precisar tomar decisões com base nessas informações.

Que tal então uma mãozinha para facilitar as coisas? O post de hoje é dedicado à tradução do que é uma planta, seus símbolos e significados. Então.... vamos nessa!!

O que é Planta?


Para simplificar vamos imaginar uma representação miniatura da sua casa em três dimensões, como uma pequena maquete. Pense que ela pode ser cortada por um plano horizontal na altura de 1,20m do piso. 

Vamos retirar toda a parte superior da casa e deixar apenas o que está abaixo de 1,20m. 

Transformando o que sobrou em um plano no papel, você terá a planta da sua casa. Ou seja, planta é a representação gráfica da casa vista de cima. É um tipo de corte horizontal.

O que são cortes?


Os cortes são resultados do mesmo conceito da planta, porém o plano que corta a casa é vertical e você estará vendo paredes e janelas de frente e não de cima.

É importante ter ao menos dois cortes gerais para projetos arquitetônicos para prefeitura e de preferência que passem por áreas molhadas como banhos e cozinhas. 

Se o projeto for executivo, podem ser necessários vários cortes de cada ambiente. Para você saber onde o corte está passando, dê uma olhada na planta e procure indicações gráficas como essas:



O que é Escala?



É uma forma de reduzir o espaço que a representação gráfica do desenho ocupa no papel. Conceber um projeto em tamanho real seria impossível, por isso, a redução de escala é necessária. Isso não impede a presença das cotas, mas mantém os desenhos com proporção.

São várias as grandezas utilizadas na produção de desenhos para a construção civil:

1:100 para plantas (1 por 100);
1:200 para coberturas (1 por 200);
1:500 para plantas de situação (1 por 500);
1:50 para cortes e fachadas (1 por 50)



Entendendo melhor: cada metro equivale uma unidade de medida de acordo com a escala utilizada. E para trocar em miúdos, o número após os dois pontos, significa quantas vezes a dimensão original está sendo reduzida. Assim, se a escala é de 1:50, o desenho foi reduzido cinquenta vezes.

Outras escalas podem ser usadas no caso de detalhamentos específicos.

O que são cotas?

São as representações numéricas das dimensões dos desenhos. Indicam distâncias entre pontos ou tamanhos de áreas e objetos. Nos projetos arquitetônicos podem aparecer como abaixo:



Observe a informação próxima à janela e à porta. Entenda o que significa:

Janela: os números acima do travessão dizem respeito a largura (L) e altura (H) da janela. O número abaixo do travessão informa a altura do peitoril, ou seja, a distância do início da janela até o piso.

Porta: a informação acima do travessão é a largura (L) da porta e abaixo a altura (H). 

O que é carimbo?

É o espaço na folha onde estão as informações sobre o proprietário, profissional, assunto, escala e referência de quantas páginas formam determinado grupo de desenhos. Por exemplo, se o conjunto é sobre marcenaria e temos cinco folhas deste assunto, a identificação fica assim:

- 1/5 (primeira folha do total de cinco)
- 2/5 (segunda folha do total de cinco) e assim por diante, até 5/5.



O maior carimbo costuma ser o da planta de prefeitura. Os demais são bem mais simples.

Significado dos Símbolos:

Os símbolos são padronizados para representar determinados elementos construtivos e alguns podem sofrer pequenas alterações. Longe de transformar essas informações em uma lista enorme, vou resumir e simplificar. Vamos ver apenas os principais para que você não tenha tanta dificuldade em entender o que vê.

Símbolos para planta lay-out:






Legenda Elétrica 

E para finalizar nosso curso relâmpago de como ler um projeto vamos falar sobre a legenda elétrica. 

Essa é uma planta visualmente confusa quando define o caminho das fiações, mas conhecendo o que significa cada símbolo fica mais fácil compreendê-la.

Todos os símbolos utilizados devem estar listados em um quadro no canto da folha. Cada um terá na frente o que é, e a altura em que está, por isso, fica fácil saber, por exemplo, se uma tomada é baixa, média ou alta e assim por diante.




Legenda Hidráulica


Existem inúmeras outras informações presentes em um projeto. Apresentar todos seria cansativo e tedioso. As informações sobre elétrica e hidráulica estão um pouco mais definidas por serem as mais complicadas. Os símbolos para lay-out são bem mais simples e fáceis de identificar e entender, por isso não me estendi demais.

Até o momento falamos do que acontece ainda no papel, a partir do próximo post, entraremos na etapa de execução e... Mãos à obra!

Gostou! Está sendo útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e se quiser acompanhar as novidades aqui de CASAA, inscreva-se na Newsletter! 

Beijos , beijos!!!



You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!