09 Dicas de economia de água do seu dia a dia – Quintal e Jardim

agosto 27, 2015

BEM ESTAR

Então pessoal, depois de passarmos pelo banheiro (veja aqui), cozinha (leia aqui), lavanderia (clique aqui), agora vamos às dicas de economia de água no quintal e jardim. Algumas dicas de hoje são reprises, mas é sempre válido relembrar e assim perceber que as soluções, na verdade, são hábitos que vamos adquirindo e, com o tempo, vamos aplicando no dia a dia até chegarmos ao piloto automático. 


Calçada
01-Vamos considerar que a calçada seja a área pública do seu quintal e, portanto, sua responsabilidade. Mantê-la limpa é algo agradável e saudável para você e para quem a utiliza, mas também sabemos que usar a mangueira como vassoura é péssima atitude que, com certeza, vai render comentários negativos e até abordagens diretas bem desagradáveis. Afinal, todos já sabemos o quanto está grave a situação. Precisa limpar a calçada? Reaproveite a água da chuva (que só cai de vez em nunca!!!)  ou utilize a água da máquina de lavar roupas, ao contrário, só vassoura e pronto! Atenção os teimosos, em algumas cidades já existe multa para a prática de uso abusivo da água!

Garagem
02- Áreas externas cobertas, mesmo com a crise hídrica, de tempos em tempos precisam ser limpas. Uma solução para grandes áreas são as máquinas de alta pressão. São muito econômicas, porém, não são baratas!


Plantas
03- As plantas precisam de água tanto quanto nós e nós precisamos delas para manter a vida no planeta, portanto, regá-las é necessário! Uma boa solução é utilizar o regador manual ao invés da mangueira, assim você não afoga as coitadas, pois segundo a nossa amiga paisagista Simone Kremp,  água demais leva embora coisas importantes para a planta. Além disso, dizem que conversar com as lindinhas pode deixá-las felizinhas!!! E como você vai fazer isso lá de longe, regando tudo com aquele jato de água??? 

04- Outra boa ideia é jogar o gelo que sobra no seu copo lá no vaso de planta que fica dentro de casa ou em área coberta, que nunca pega chuva e só sobrevive se você molhar! 

05- Também é legal aproveitar a água que você usou para lavar verduras, legumes e frutas para a rega. Só não vale usar a água que tem produto para higienizar os alimentos. É muito fácil, coloque uma bacia dentro da pia e recolha toda essa água, se necessário, deixe um balde perto, no chão, e vá juntando tudo. Depois, é só pedir para o maridão levar para fora. Essa água tem nutrientes! O mesmo vale para a água que foi utilizada para cozinhar legumes (mas, não pode ter tempero) se não for usada para sopas ou outras receitas, manda lá para o quintal... vitamina nelas!!!

06- Cobrir a terra ao redor das plantas com folhas, pedregulhos, serragem ou cascas de árvores reduz a evaporação da água e assim, diminui a frequência da rega. Em meses menos quentes é possível aumentar a distância entre regas, sem que isso prejudique as plantas. Outra dica é regá-las no período da manhã, antes do sol esquentar demais e no final do dia, para diminuir o efeito da evaporação também.

Mangueira
07- A mangueira já se tornou elemento mal visto em tempos de estiagem por ser rainha do desperdício de água. Ao utilizá-la, se não houver outra solução, instale o esguicho revolver para controlar a saída de água.


Piscina
08- Manter a piscina coberta, evita a evaporação e assim, diminui a necessidade de enchê-la para mantê-la em uso. 

09- Acompanhar a previsão do tempo e aproveitar a chuva para encher a piscina, é uma boa maneira de limpá-la sem desperdício. Ao aspirar o fundo, muita água vai embora e aí, lá vem água extra para enchê-la novamente. Mantenha a piscina descoberta no período em que está prevista a chuva, e você terá sua piscina muuuuito cheia com água que caiu do céu... literalmente!rs.

E assim, finalizo mais uma postagem sobre economia de água aqui no Bem Estar do blog ohdecasaa!!!

Se você tem outras experiências no processo de economia de água e quer compartilhar, poste nos comentários!!! Divida com a galera sua experiência positiva em relação ao planeta! E se você curtiu o blog, dá uma chegada lá na fan Page ou assine a newsletter para receber tudinho no seu e-mail!!! (eu não envio spam).

Beijos, beijos!!





You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!