O melhor de você para você e para o mundo

janeiro 20, 2016

PALAVRAS DO CORAÇÃO

Tenho uma tia avó que já viveu momentos muito difíceis, acho até que é um pouco incompreendida. Não é qualquer um que aguenta certas chacoalhadas da vida, e o julgamento das pessoas é inevitável, eu mesma, talvez já tivesse jogado a toalha, mas ela não. Firme e forte, apesar de tudo; e ainda por cima preocupada com os outros. 


Pois é, em uma das viagens que fizemos juntas com minha avó (leia aqui), eu notava, durante o descanso no hotel que ela pegava um maço de papéis bem grosso e ficava quietinha, lendo, concentrada. Um dia, me explicou o que era: um conjunto de textos e orações para ler diariamente, quase uma meditação, e disse que me arrumaria uma cópia. Ali, percebi o quanto ela precisa de força para seguir em frente e também descobri que, quando você procura um apoio, uma maneira de recarregar sua fé é porque você é mais forte do que pensa, afinal, quem não busca, afunda por pura falta de atitude, acha mais fácil lamentar que lutar e ali, passei a admirar a busca dela e a compreendê-la um teco melhor.

Algum tempo depois, recebi pelo correio todo o chumaço de papel e uma cartinha muito doce. Li tudo, cheguei a fazer por um período a leitura da mesma forma que ela faz, mas depois adaptei o conteúdo ao meu jeitinho e hoje, ao meu “jeitinho”, vou escrever inspirada em um dos tantos textos que viajaram naquele envelope. São vinte dicas para você viver e doar o melhor de você para você mesma (o) e para o mundo; mas hoje, falaremos apenas das dez primeiras para não ficar extenso demais. Logo, prometo que retomo e escrevo sobre os outros dez.

01- Elogie três pessoas por dia. Receber elogios faz bem para a autoestima, mas que seja sempre um elogio sincero e verdadeiro; que fale a boca e os olhos uma verdade só. Você produzirá uma energia boa e positiva que pode melhorar o dia de alguém. Não fique apenas no elogio da aparência, esse também é bom, mas vá além! Elogie atitudes, opiniões, ações, sentimentos, qualidades da personalidade ou um feito. A questão aqui é exercitar, ver o que é bom e abandonar nossa péssima tendência em observar e criticar o que não é legal. Todos nós temos muuuitos defeitos, mas também temos inúmeras qualidades! 

02- Tenha um aperto de mão firme. Uma vez tive um cliente, um senhor muito educado, mas com um aperto de mão tão absurdamente forte que realmente me machucava. Um dia falei para pegar mais leve, ele riu, claro, mas na base da brincadeira eu sempre tentava escapar do massacre dos meus dedinhos. Dizem que um aperto firme define a pessoa, mas ninguém se sente bem ao sentir sua mão se transformando em uma laranja exprimida e menos ainda, tendo a sensação de que está pegando em algo prestes a desmanchar. Vamos ao equilíbrio? Olhos nos olhos e um aperto sincero, porém equilibrado, é uma bela mensagem de boas vindas.

03- Olhe as pessoas nos olhos. Aí óh... Não falei? Tem gente que olha para os lados, para cima e para baixo, e nunca nos olhos do outro. Passa a impressão que a pessoa não está à vontade ou que tem algo a esconder. Tem gente que não confia em quem não olha nos olhos. Dúvidas e julgamentos a parte, o ideal é encarar a vida de frente e olhar nos olhos cordialmente é uma postura bem positiva! 

04- Gaste menos do que ganha. Estou lendo um livro sobre finanças para pessoas comuns que sugere escolhas e hábitos que podem fazer prosperar a médio e longo prazo, dependendo do tema discutido. O assunto que mais se repete é exatamente este: gaste menos do que ganha e viva dentro dos seus padrões financeiros. Dívidas acabam com a tranquilidade de qualquer um e podem, inclusive, destruir relacionamentos. Seja cuidadosa (o) e viva mais leve.

05- Saiba perdoar a si e aos outros. Eita coisinha difícil. Um exercício diário. Fez algo do qual se arrependeu? Peça desculpas e siga em frente, se a pessoa decidiu não perdoar, deixa para lá, isso é entre ela e ela mesma! Exija menos de você, leve as coisas menos a sério. Seja leve!

06- Trate os outros como gostaria de ser tratado. Quando falar algo, imagine-se ouvindo o que tem a dizer. Te fez bem? Manda ver. Preferia ter passado sem essa? Melhor ficar de boquinha fechada. Atitudes, tom de voz, palavras, reserve o melhor para dar, é também uma maneira de ensinar como você quer ser tratada (o).

07- Faça novos amigos. Não precisa lotar sua página do face para dizer que tem muitos amigos. Você pode fazer amigos sendo gentil na fila do supermercado, com a recepcionista da clínica ou na porta da escola dos seus filhos. Gentileza é um ato que aproxima as pessoas.

08- Saiba guardar segredo. Quando alguém confidencia algo a você é porque existe confiança e confiança é algo que, quando se desfaz, o trabalho de reconstrução é árduo e demorado. O que não te pertence deve ficar respeitosamente guardado.

09- Não adie uma alegria. Os momentos passam a todo vapor, a vida é cheia de compromissos, cobranças, contas a pagar, responsabilidades e tempo é item em falta na prateleira. Mas quando algo bom acontece, a gente pode aprender a parar, respirar e viver o momento, o mundo não vai acabar por conta dessa paradinha. Provavelmente, pouquíssima coisa vai mudar, de tudo o que alimenta sua ansiedade, apenas porque você aproveitou os minutos especiais que estão sorrindo para você. Abrace e aproveite!

10- Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados. Pode ser um bombom, um poema escrito por você ou uma carta. Pode ser uma música, uma roupa ou uma viagem, não importa o valor, aliás, é o que menos importa. O mais importante é a lembrança, o carinho, a gentileza. No momento em que você presenteia sem motivo, você desencadeia uma energia de surpresa, entusiasmo, encantamento e agradecimento naturais, genuínos e positivos. É energia que vai e volta. Experimente!

Para pensar, refletir e absorver. Exercitar o que é bom em atitudes e pensamentos é como plantar flores dentro da gente; é preciso fazer manutenção para virar hábito, ou morre mesmo. Vamos cultivar flores? 

Gostou do post? Ele foi útil para você? Então me ajude na divulgação do ohdecasaa compartilhando com as amigas na redes sociais! 

Tem dúvidas sobre o tema? Pode deixar sua pergunta nos comentários!Quer dar sugestões e pitacos? Também pode!!!

Beijos, beijos!!


You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!