Decoração de Natal – A Árvore!

dezembro 02, 2015

Decoração

“Amiguis” e amores, quando é que o espírito do Natal se "achega" de verdade verdadeira na vida da gente? Quando começam a fazer propaganda de “compre agora e pague em fevereiro”? Quando o shopping da sua cidade marca o dia da chegada do Papai Noel? Ou quando o seu filho começa a fazer lista de presentes? Eu digo: nenhuma das alternativas anteriores! O espírito natalino começa mesmo, a invadir o nosso ser e a contagiar cada fibrinha da nossa pessoa, quando começamos a fazer a decoração de Natal!!! Issoooo! Mais especificamente, a árvore de Natal!... E não é???


Não vamos entrar no mérito comercial da coisa, “tá beeeem? Então tá beeeem” (roubei essa da Jout Jout!!! Rsrsr). Vamos falar de amor, de amizade, solidariedade e carinho, sentimentos que devíamos cultivar todo santo dia de nossas vidas, mas já que ainda somos cheios de defeitinhos, o Natal vem para lembrar (todos os anos) o quanto tudo isso é importante.

Aí... você se pergunta: “e onde a decoração entra nessa história?” Pois é, o segredo é o seguinte, montar a árvore de Natal e todo o restante da decoração, pode ser uma ótima e divertida oportunidade para você juntar a família. Liga um sonzinho; natalino ou algo mais agitado - fica a seu critério, e vamú que vamú!

Aqui em casa somos adeptos de abraçar o momento, fechar os olhos e se jogar! Na casa toda rola décor de Natal, mesmo que seja um arranjo, um Papai Noel fofo ou um mini presépio, principalmente porque sabemos e valorizamos o quanto é importante todo esse contexto para a pequena!

Mas, vamos deixar de lero lero e vamos ao que interessa! Boas ideias e sugestões para a decoração de Natal da sua home sweet home.


Questão 01: natural ou artificial? 

Adorooooo o cheiro de pinheiro em casa, mas também já não acho tão “coisa boa ” arrancá-lo só para o Natal. Há muito tempo optamos pela árvore artificial e deixamos o pinheiro natural vivinho e contente crescendo lá no cantinho dele. A gente ouvia que se fosse com a raiz, ele sobreviveria para o ano seguinte... nunca aconteceu, então... tá! O negócio é fazer a árvore artificial durar muuuuito tempo, assim poupamos a natureza de todas as maneiras!

Existem vários modelos, tamanhos, cores e valores. Obviamente que, quanto mais linda e deslumbrante for a árvore, mais cara. Fazer o quê? Mas, não desanime, toda árvore de Natal, por mais simples que seja, tem potencial para ser a árvore mais linda do mundo, basta carinho e criatividade!


Questão 02: Grande, pequena ou nem tanto?

Pequena, média ou grande, na verdade não depende só do bolso, mas do espaço que você tem disponível. Nada de atravancar o caminho! Bom senso e trena nas mãos. Se você tem espaço de sobra, já tudo resolvido! Mas se não, a dica é a seguinte: observe com calma o ambiente e veja o que pode ser momentaneamente retirado ou deslocado para dar lugar à sua querida árvore. Aqui em casa, já utilizamos o espaço de uma mesa de apoio, mas hoje, ela mora na varanda, local da casa onde mais ficamos e aí, tem espaço suficiente. 


Questão 03: Com que cor eu vou?

As cores das árvores.... hum... cada um é cada um, mas particularmente prefiro as verdinhas. Já que não dá para ter uma verdadeira, que então seja visualmente parecida. Gosto mais! 

Mas, não é só da cor da árvore que depende uma decoração legal, mas de tudo o que vamos colocar nela. São inúmeras as possibilidades:


A mais tradicional utiliza o vermelho, o verde e se quiser dar uma brilho extra, o dourado também. Bolas, sinos, correntes, pinhas, estrelas e laços para um estilo mais requintado.



Tudo e mais um pouco, como bonecos e outros enfeites de feltro, para uma versão mais fofa.



Depois, temos o caminho dos tons frios, de inverno mesmo. Os objetos são do mesmo tipo, mas em cores diferentes: azul, branco e prata. Neste caso, nada de tons quentes como os que aparecem na sugestão anterior.


Nada impede que você inove e vá para caminhos outros, como árvores com combinações e montagens inusitadas.


E até ousadas, como as monocromáticas.



Ou as criativas, feitas com materiais alternativos.



Aliás, considerando a enorme quantidade de estilos e possibilidades, você só precisa saber qual deles combina com você.

E aí, vem a dúvida, por onde começar? Se você já tem enfeites de outros anos, aproveite tudo o que for possível. Aqui em casa, como já faz um tempo, não mudamos o estilo, conseguimos aumentar a quantidade de enfeites ano após ano. Assim fica fácil não gastar horrores de uma única vez. O segredo é armazenar com cuidado sempre que desmontar a árvore e no ano seguinte, comprar uma coisa ou outra para ter novidade!


Então vamos ao que interessa, a montagem da árvore de Natal:

01- Retire as partes da árvore da caixa e monte com cuidado, dê uma olhada geral para ver se não tem nada meio tortinho, ajeite os galhos de forma que ela fique cheia e sem buracos;

02- Coloque os piscas dando voltas na árvore de um jeito que os fios não apareçam. Vá alternando a posição, indo ora para perto do tronco, ora mais para fora, assim a luz “preenche” os espaços.

03- Distribua primeiro os enfeites maiores e que chamam mais a atenção. Como a árvore tem formato triangular e a base é sempre maior, os enfeites maiores vão ficar mais proporcionais se utilizá-los a partir do meio até a base.

04- Depois vá preenchendo com os penduricalhos menores.

05- Enfeites alongados ficam mais bonitos nas pontas;

06- Laços são ótimos para preencher espaços vazios;

07- O arremate final é a ponta. Pode ser um laço, uma estrela, um boneco ou até um chapéu de Papai Noel.

Dica 01: De vez em quando, dê uma bela olhada na sua árvore de um ponto da sala para ver como o conjunto está ficando. Se precisar remanejar algo, fica mais fácil identificar.

Dica 02: Se você não tem uma tomada próxima ao local ideal para a sua árvore, use uma extensão e lembre-se de manter a opção de ligar e desligar com fácil acesso.

Vamos viver um Natal bonito, de paz, tranquilidade e fé! O país não está legal, mas ele é feito de pessoas! Que tal fazermos a nossa parte melhorando o astral geral?

Bjos, bjos e bjos!!! 







You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!