Diário de Obra: O início da execução

novembro 10, 2015

DIÁRIO DE OBRA

Desde que iniciei as postagens para o Diário de Obra, venho me dedicando a ajudá-los a percorrer o longo e trabalhoso caminho necessário para construir a casa dos sonhos. Da escolha do terreno até a postagem anterior, sobre como entender a planta, vimos o conjunto de ações mais valorizadas pelos japoneses: o planejamento. 



A partir de agora vamos entrar no mundo encantado dos tijolos, cimentos e papelada. Ou seja, falaremos hoje e nas próximas postagens sobre a execução da obra e seus diversos momentos, para que você compreenda a importância na ordem da execução e entenda o que significa pular etapas e fazer alterações no meio do caminho.



01- Projeto e Aprovação:
Seu terreno já foi escolhido, estudado e as conversas com o profissional já renderam pilhas de desenhos. Os projetos necessários também estão em andamento, mas para que a obra possa ter início, é necessário tomar as providências legais como a aprovação do projeto pela prefeitura, pagamentos de taxas e impostos, e itens complementares como levantamento topográfico e sondagem.





Serviços Preliminares:

02- Limpeza e fechamento do terreno:
Após a liberação do processo na Prefeitura, é possível dar andamento na limpeza do terreno, no fechamento da área e na instalação do tapume em todo o entorno; se for de esquina, serão dois lados completos, se estiver entre outras construções, apenas a frente.





03- Organização do canteiro ou barracão de obras:
É preciso preparar uma pequena construção, de tapume mesmo, para armazenamento de material como sacos de cimento, terra, cal, etc. Procure mantê-la suspensa do solo para proteger o material da umidade, sol e chuva e cuide para que ela não ocupe nenhuma área pertencente à futura edificação. 




04- Serviços de Terraplanagem:
Se houver necessidade de movimentação de terra, escavações ou aterramento, este é o momento. 

05- Ligação de água e energia:
Também será necessário pedir ligação provisória de energia e água aos órgãos competentes. Entre em contato com as concessionárias da sua cidade, cada uma tem suas próprias exigências.



06- Locação da obra:
Finalmente a locação da obra, que é a transferência das dimensões definidas em planta para o terreno. Estacas serão fixadas no solo e delimitarão os pontos para definição das futuras paredes, geralmente utilizando-se linhas e tábua corrida. Essa etapa é de suma importância, sua precisão irá definir o sucesso de todo o restante da obra. É através dessa primeira marcação que o próximo passo começa a nascer.




07- Alicerce , Fundação e Impermeabilização:
Alicerce ou baldrame é o conjunto de vigas que ficam apoiadas sobre a fundação e que garantem a sustentação de toda a construção. Um alicerce e uma fundação bem feitos é o que evita as famosas rachaduras estruturais. 

É em cima do baldrame que as paredes serão erguidas e por isso é tão importante sua impermeabilização, outra etapa que precisa ser bem feita para que, posteriormente, suas paredes não comecem a sofrer com infiltração. Não esqueça que o solo tem umidade.



09- Estrutura/ pilares e vigas:
Pilares são representações verticais calculadas para receber a transferência da força de uma edificação para a fundação. Vigas são pilares verticais, calculadas para receber e transferir forças de lajes, paredes e telhados para os pilares.

Resumindo e simplificando, é o “esqueleto” da construção e precisa ser bem calculado e bem executado como todo o resto. Vocês, leitores, puderam notar que a cada etapa, saliento a importância de uma execução bem feita? Pois é, obra não é sopinha e cada etapa mal elaborada ou mal executada trará consequências, e, geralmente, consequências negativas para o seu bolso. E cá estou novamente lembrando dos japoneses: invista um tempo maior na elaboração e no projeto para que a execução seja organizada e rápida. Nunca atropele as etapas!

Quer acompanhar o blog? Assine a newsletter e receba no seu e-mail! Não se preocupe, não envio spam.


07- O início da costrução.(você está aqui)



You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!