13 Dicas para bem aproveitar sua sala multiuso

janeiro 21, 2014

DECORAÇÃO

Passei parte da minha infância proibida de entrar na sala, não que houvesse algo de errado com ela ou comigo, mas a cultura de que sala não era lugar para crianças ainda vigorava no jeito de viver da família. Herança da geração anterior, a sala era destinada apenas para as visitas e deveria estar sempre intacta, limpíssima e arrumadézima!


Com os ambientes compartimentados sendo deixados para traz, a sala de estar também passou a dividir espaço e compartilhar usos. Hoje, o estar, jantar, TV, área de trabalho e até a cozinha são vizinhos sem paredes e mantém um bom relacionamento.

Essas mudanças comprovam o quanto a cultura e maneira de viver estão diretamente ligadas ao espaço construído. Hoje vou falar sobre uma área que mistura, por preferência ou necessidade, vida em família e vida social: a sala de estar multiuso. E assim, ajudar na missão de deixar sua casa mais bonita, funcional e organizada.

01- Para começar, faça uma lista das atividades que você e sua família precisam ou preferem desempenhar aí: 
- Assistir TV;
- Ouvir música;
- Jogar vídeo game;
- Trabalhar;
- Ler;
- Estudar;
- Reunir os amigos;
- Estar em família.


02- Também é importante relacionar tudo o que será armazenado neste espaço:
- CDs;
- DVDs;
- Livros;
- Jogo de vídeo game;
- Jogos de tabuleiro e / ou cartas (tem gente que curte juntar uma turma só para isso);
- Garrafas de bebida e copos;
- Material de trabalho;
- Livros;. 

Dica de organização e praticidade: Dê preferência por armazenar coisas aí que estejam diretamente relacionados ao uso do espaço.

Dica de profissa: 
- As atividades precisam ser setorizadas para não virar bagunça, mas também é legal manter uma unidade do todo, por isso é importante escolher um elemento (ou mais) para organizar visualmente e harmonizar todos os usos em um único espaço. A marcenaria é uma boa referência com que trabalhar. 
Aproveitando o assunto, vamos falar também sobre certos elementos que fazem parte deste ambiente.



03- Mesa de centro: Utilizada como apoio é a peça referência em volta da qual se distribuem os demais móveis de estar: sofás, poltronas, cadeiras e pufes.

Dica de profissa: 
- A proporção da mesa deve respeitar uma circulação mínima de 50 cm entre ela e o sofá e/ou poltronas ; 
- Se a sala for pensada para pessoas idosas, a mesa não deve ser baixa e sim, o mais próxima possível da altura do assento do sofá, cerca de 40 cm de altura;
- Para ambientes com perfil contemporâneo, a mesa tende a ser bem mais baixa, até 25 cm do piso;
- Se a sala tem espaço e um sofá grande, duas mesas retangulares lado a lado, juntas ou alguns centímetros distantes é boa pedida; 
- Um conjunto formado por uma mesa e duas banquetas, ou pufes também é boa ideia e foge do convencional;


Comentário: Veja que mesmo estreita a mesa central une os dois sofás diferentes. A cor mais escura no centro traz para a sala o tom do cantinho de refeições e a cor da madeira do sofá, faz o mesmo com o tom da cozinha. Como apoio, desempenha seu papel tão bem quanto como o de unir o que está ao redor.


02- Mesa lateral: Serve para apoio e fechamento. 

Dica de profissa: 
- Para um ambiente moderno evite o famoso “par de vasos”. Use peças diferentes no estilo, formato e até mesmo na cor; 
- Outra boa ideia são as mesas com rodízios. Podem ser encaixadas no sofá e mudar de lugar quando preciso e assim, assumir o multiuso do espaço como uma peça bonita e prática; Serve como apoio no dia a dia e para o laptop na hora de trabalhar ou surfar na internet; 
- Também é legal falar das mesas de alturas diferentes, embutidas umas nas outras. Em linhas retas são charmosas e super úteis em dias de festa. Espalhe-as para apoio de copos e petiscos;
- E por que não usar uma mesa de centro no lugar da mesa lateral? Se existe disposição de área para certas ousadias, ouse!


Comentário: Ambiente super leve. Cada mesa de uma cor, formato e altura e mesmo assim sem dissonância. Nesse caso, a mesa de madeira faz contato direto com as cadeiras também de madeira (mesmo não sendo do mesmo tom). A branca do outro lado paquera com a mesa de centro e com o móvel ao fundo... a conversa tem que fluir!


03- Aparador e Bufê: Geralmente com 90 cm de altura, são úteis para apoio durante as refeições ou reuniões especiais e necessário para armazenamento (o bufê).

Dica de profissa: 
- Podem ser utilizados de costas para o sofá e dividir ambientes, mas atenção à largura. O avesso do bufê precisa estar escondido pelo sofá;
- No caso do aparador, aproveitar seu espaço inferior com pufes garante mais lugares para o dia em que a galera está toda junta.


Comentário: O espaço de estar é definido pelo sofá disposto em “L” e fechado pela poltrona, que ao lado da lareira pontua um espaço para leitura e descanso. O aparador com nichos separa o ambiente e esconde as costas do sofá. Madeiras de cores diferentes eliminam a monotonia sem pesar.

04- Poltronas, bancos e pufes: bancos e pufes integram ambientes, pois não possuem encosto ou espaldar. Se tiver rodízios podem migrar para onde for necessário, inclusive para de baixo dos seus pés na hora de relaxar. As poltronas quando dispostas em ângulo de 30º acrescentam um “que” a mais no aconchego.

Dica de profissa: Você pode usar tecidos de destaque para estas peças, desde que o sofá seja neutro e sem estampas.


Comentário: Ambiente amplo sempre permite algumas ousadias. O uso principal deste espaço é o estar que ocupa a maior parte da área. Os pufes fazem o fechamento, mas ainda mantendo comunicação com o ambiente ao lado. A chaise-longue ao lado da estante facilita escolher a próxima leitura e a mesa de trabalho também fica bem locada com a mesma estante como apoio.

05- Mesa de trabalho: é importante que esteja sempre bem organizada, lugar para todos os apetrechos faz parte de um bom projeto para esse cantinho.

Dica de profissa: 
- Escolha uma cadeira confortável e estilosa para compor com o resto do ambiente;
- Respeite a proporção da mesa que se adapta ao espaço, uma mesa muito grande pode pesar e atrapalhar;
- Cuidado com os fios necessários para computador e telefone, se possível, preveja uma tomada e demais pontos no piso.


Comentário: A mesa de vidro garante um visual leve e tem luminária pendente que marca o espaço de trabalho. A cor fica por conta da estante multiuso com nichos vermelhos e brancos.

06- Sofá: se a sua sala é só de estar, opte por peças menos profundas e encosto baixo. Se é também para TV, sofás mais profundos e com braços largos são mais confortáveis. Apoios de pé e cabeça embutidos são bem vindos se você tiver espaço para abri-los.

Dica de profissa: 
- Escolha a peça com cuidado, pois é o móvel que mais chama a atenção. 
- Escolha tecidos confortáveis ao toque e resistentes. 
- Uma capa para facilitar a manutenção é legal se você tem criança, bichos de estimação ou gosta de variar. 
- Cuidado com a dimensão, deve comportar toda a família, mas não deve extrapolar o espaço disponível. Trena nas mãos.
- Algumas medidas padronizadas para a largura: 1,60m e 2,20m - respectivamente dois e três lugares. Lembre-se, estude bem o espaço disponível e não caia na tentação de comprar a famosa dupla de sofás de dois e três lugares sem ter certeza de que caberão.
- E para facilitar, na hora de adaptar um modelo de sofá em ambiente compacto, preste atenção nos braços. Eles podem variar de 10cm a 30cm e são centímetros valiosos!


Comentário: Cores neutras e tecidos nobres valorizam o sofá e o ambiente, que ganha mais requinte com o projeto de iluminação.

07- Tapetes: Há quem ame de paixão e há quem não goste nem com simpatia. Tapetes dão aconchego e demarcam espaços, mas precisam de cuidados. Mantê-los limpos é missão constante e diária e por isso, escolher o ideal para seu espaço, uso e praticidade é muito importante.

Dica de profissa:  
- Tapetes mais felpudos e aconchegantes para salas com TV. 
- Tapetes compactos e mais fáceis de manter para salas só de estar. 
- Os de fibra são fáceis de manter, mas não são confortáveis para quem curte o chão na hora da TV ou tem criança. 


Comentário: Um espaço íntimo, aconchegante, suave e alegre ao mesmo tempo. Tapete felpudo e confortável convida ao relax sem preocupações. 

08- Iluminação: Importante para dar o clima. Durante o dia o ideal é mesmo a luz natural e para a noite, soluções projetadas.

Dica de profissa:  
- Se o ambiente recebe muita luz natural, o fechamento pode ser mais pesado, com tecidos opacos sem transparência.
- Para quem gosta do escurinho do cinema, blecaute resolve. 
- Se a iluminação externa é suave, cortinas fluidas dão leveza ao ambiente.  
- Para a iluminação artificial é legal trabalhar com forro de gesso e luminárias em circuitos independentes para cada situação. 
- Indireta para a hora do filme - em canaleta com mangueira de led . 
- Embutida, distribuída uniformemente e com complementos que oferecem aconchego como abajures, pendentes e arandelas. 
- Dimers são uma boa para controlar a intensidade da luz, mas só funcionam com lâmpadas incandescentes. As fluorescentes não podem ser dimerizadas.


Comentário: Mesmo um ambiente clássico e requintado pode unir vários usos de maneira eficiente sem perder o glamour. Aqui o projeto de iluminação é essencialmente indireto, sem nenhum foco de ofuscamento, confortável para qualquer atividade, inclusive assistir TV.

09- Setorizar as funções é uma forma de organizar todas as atividades em um mesmo espaço.

Dica de profissa: Tapetes, iluminação e móveis estrategicamente locados definem usos e circulação.


Comentário: Neste ambiente os tapetes demarcam estar e jantar. O móvel alto separa ambos e a bancada da cozinha é área de trabalho e refeição. Um layout de linhas retas.

10- Atenção aos móveis e acessórios, manter harmonia é importante já que todos dividem o mesmo ambiente.  Se sua sala tem TV, móveis baixos não obstruem a visão e dão unidade ao espaço.

Dica de profissa: Cores neutras pontuadas com cores mais alegres é um casamento que sempre dá certo.


Comentário: Aqui as cores foram bem exploradas para setorizar e unir os espaços.

11- Circulação é como você se desloca no ambiente e é crucial para uma solução eficiente.

Dica de profissa: 
- Entulhar não é sinônimo de aconchego. Peças essenciais e bem escolhidas para cada uso é o segredo. 
- Aqui vale lembrar que as dimensões dos móveis é um cuidado a parte, um móvel maior ou menor que o ideal pode acabar com o seu sonho de sala bem resolvida.


Comentário: Neste ambiente o estar é sem TV, mas divide espaço com o jantar e uma lareira. Sofás confortáveis, cadeiras para fechamento e dois acentos extras para completar sem pesar.


12- Utilizar o mesmo piso cria uma unidade e ajuda a ampliar o ambiente.

Dica de profissa: Para ambientes não muito grandes, cores claras no piso e parede garantem a sensação de espaço.


Comentário: Ambiente leve, sem excessos e com móveis de pouco peso visual deixam o espaço com jeito de “aqui só tem o necessário”. 

13- Dica: Se a TV precisar ser locada entre dois ambientes como divisória, é possível projetar um móvel sob medida com acesso dos dois lados. Ou ser instalada em estrutura giratória entre piso e laje, o que dá um certo ar de modernidade .

Dica de profissa: Existem as telas de vidro para projetores, ainda um tanto dispendiosas, mas muito interessantes em soluções voltadas para tecnologia.


Comentário: Duas salas separadas e interligadas pelo móvel da TV que atende os dois ambientes de acordo com a necessidade. 

Seguindo o conceito de multiuso da sala, cuidado também na hora de comprar o aparelho de TV. Algumas regras básicas são importantes para não errar no investimento. 

Espero quê as dicas de hoje tenham ajudado você a explorar o que há de melhor em sua sala de estar multi-funções.  

O que você achou da postagem de hoje? Me conte nos comentários! 
Beijos, beijos!


You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!