Revista In Focus - Maio/Junho 2010

setembro 26, 2014

NA MÍDIA


Cozinha no Dia das Mães
Por Rocéli Rapini


Coração de mãe sabe tudo, sente tudo e está sempre certo. Mas, há outro coração acolhedor onde se aconchegam familiares e amigos queridos! É a cozinha! O coração da casa... Onde mais haveria tão calorosa convivência? Toda mãe usa e abusa da cozinha para distribuir carinho, atenção e amor! 

Dizem que se conquista o bem amado pelo estômago! Isso eu não sei. Mas, sei que cozinha regida por mãe é o paraíso na terra! Acordar de manhã com cheirinho de bolo e café é ou não é tudo de bom? Almoços de domingo e aniversários, todos produzidos no ambiente da casa mais frequentado, inclusive na calada da noite... Ah!Esses doces assaltantes de geladeira!!

Que tal um esplendor de cozinha para um encanto de mãe? Vou aproveitar a inspiração do mês de maio para homenagear as mães, as avós (mãe duas vezes) e as noivas (futuras mamães) e falar sobre o que é preciso para uma cozinha de dar água na boca! 

Primeiro a localização. Deve estar próxima da sala de jantar ou almoço, com boa ventilação, iluminação natural e fácil acesso para a chegada das compras, que pode ser pela área de serviço. Para aventuras culinárias noturnas, é preciso um bom projeto de iluminação, ou seja, definir cor de lâmpadas, localização dos focos de luz e as luminárias que melhor se enquadram.

O layout. Uma bancada ampla com duas cubas facilita na hora de lavar louças e alimentos, se ela for em “U”, oferece a opção de uma mesa para refeições rápidas. Se houver espaço, essa mesa pode ser maior, para família e amigos na hora do bate papo. Aliás, que tal uma ilha? Você mãe, no centro das atenções? Praticamente uma Chef de cozinha! Nesse caso, é importante citar que a ilha exige alguns investimentos a mais. A coifa de ilha, por ter acabamento de todos os lados e um sistema de instalação diferente, pode ser em média, até três vezes mais cara. O espaço central da cozinha deve ser preparado para instalações hidráulicas, elétricas e gás. A área construída deve ser obrigatoriamente maior e a circulação muito bem resolvida. Ilha é a melhor solução quando a intenção é reunir enquanto se cozinha.

Revestimentos. Os claros dão sensação de limpeza. Misturas de cores e materiais deixam a cozinha mais divertida. Hoje nem é preciso cobrir todas as paredes. Para um visual moderno: pastilhas em meia parede e inox atrás do fogão. Para uma versão clean: um frontão de bancada alto e mais nada! Pronto, a área molhada está protegida e o ambiente descolado! É importante que o piso não escorregue, seja fácil de limpar e tenha o PI certo para áreas de grande circulação (PI 4 a 5).

Os eletrodomésticos são um caso à parte. Tantas opções disponíveis com tecnologia de ponta que dá para confundir! Alguns enchem os olhos com design moderno ou inspiração retrô, outros só faltam falar. Quem os está adquirindo pela primeira vez, já começa com o dilema: branco ou inox? Sem stress! Uma rápida dica: o branco é eterno, quem gosta do básico é ótima escolha; o inox representa tecnologia e modernidade, quanto às marcas de dedo, pode relaxar, encerar com vaselina liquida dá brilho e protege; as opções coloridas podem trazer personalidade e destaque ao ambiente. Dica importante: escolha os eletros antes de visitar um marceneiro, pois ele vai precisar das dimensões da geladeira, do fogão, do micro-ondas, etc.

Mas, reunir todas as necessidades de uma cozinha de forma equilibrada e harmônica, respeitando o que sua família precisa, com personalidade e dentro do seu orçamento; desenvolver um layout funcional para você; definir o piso ideal, o revestimento que combina, a bancada mais prática, os metais; o equilíbrio visual na volumetria dos armários e seu aproveitamento; as cores, os complementos, a iluminação correta; se sua cozinha tem à disposição uma paisagem que pode ser valorizada; se o pé direito comporta uma solução em gesso, se é possível o uso de materiais diferenciados, tudo isso deve ser solucionado em conjunto para o resultado esperado. Não enlouqueça! 

O profissional da área se preparou para isso. Solucionar questões, equilibrar orçamentos e fazer da sua casa o melhor lugar do mundo é a nossa função. E a sua é desfrutar!! 
Um brinde a todas as mães e seus segredos encantadores na cozinha! E até a próxima edição!

01- Revista In Focus Maio/Junho 2010 (você está aqui)
02- Revista In Focus Agosto/Setembro 2010
03- Revista In Focus Outubro/Novembro 2010
04- Revista In Focus Dezembro 2010
05- Revista In Focus Abril 2011
06- Revista In Focus Maio/Junho 2011



You Might Also Like

0 comentários

Ôh de Casaa!! Store

Manifesto

Manifesto
Comprar de quem faz...

Instagram

Loja do Ôh de Casaa!!!